Você reclama muito na internet? Não confunda liberdade de expressão com ofensa!
As redes sociais e os sites especializados em reclamações tem se tornado uma oportunidade para o desabafo de muitos consumidores insatisfeitos com produtos ou prestação e serviços. Já se torna cada vez mais comum quando se realizam buscas na internet sobre grandes empresas encontrar logo na primeira página inúmeras reclamações, mesmo que já tenham sido resolvidas.
Isso tem se tornado um meio pelo qual outros consumidores recorrem ao buscar opiniões antes de adquirirem algum produto ou serviço.
A facilidade com que um consumidor insatisfeito pode se expressar na internet tem preocupado muitas empresas, fazendo com que a sua marca na internet como forma de medir os índices de satisfação de seus clientes.
Essa mesma facilidade proporciona ao consumidor a possibilidade de expor a sua insatisfação de tal forma, que em alguns casos ultrapassam a linha da reclamação/ofensa.
Já existem muitas ações judiciais de empresas que se sentiram ofendidas com as reclamações exageradas de cliente, como no caso de um aluno de uma escola, que após registrar a sua insatisfação de forma ofensiva em um site de reclamações, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios ao pagamento de R$ 9 mil de indenização para a escola.
Tome cuidado pois ao exagerar nas palavras isso poderá também prejudicar a sua imagem.
Advogado e perito, especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos. Árbitro na Câmara Internacional de Arbitragem em Tecnologia da Informação, E-commerce e Comunicação.Membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual e também da Internet Society. Coorganizador do Projeto “Segurança na Rede”. Colunista na Gazeta do Povo e da ABRAWEB, com experiência internacional é palestrante em diversas empresas e eventos, realizando consultoria para empresas e instituições nacionais e internacionais. Professor em cursos Instituições de Pós Graduação em todo o Brasil. Contato em www.peres.adv.br