Passamos por várias fases quando o assunto é rede social. Orkut, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp... Cada um, a seu modo, revolucionou a maneira de nos comunicarmos e, por que não, a nossa maneira de obter e espalhar informação. Mas no último ano, vimos surgir uma gama de novos canais de podcasts espalhados por vários aplicativos e agregadores por aí, como Spotify, Deezer, CastBox e Podcast Addict.
Seriam os podcasts a nova era da informação?
Mas o que esses podcasts têm de diferente? Podemos dizer que os vídeos on demand estão para a TV como podcasts estão para o rádio. Um não exclui o outro, mas traz uma nova roupagem para o velho formato. Assim como a nova geração de conteúdo de vídeo, os podcasts permitem que a gente controle o que, quando, onde e como queremos ouvir algo. Há podcasts de diversos temas, desde tecnologia até autocuidado.
Em 2019 os jornais também aderiram em peso ao novo formato, entregando um conteúdo diferente e informativo para que você possa se manter atualizado a qualquer momento do dia.
A rede Globo, o Nexo e a Folha de S. Paulo são exemplos de veículos de informação que já marcam presença no mundo dos podcasts. Ambos já são responsáveis por programas de diferentes temas disponíveis nas mais diversas plataformas.
Outra grande categoria de canais é o entretenimento, um bom exemplo é o “Um Milkshake Chamado Wanda”, que tem como principal tema a cultura pop.
Mas há outros famosos como o “Projeto Humanos”, que conta casos policiais reais e o “Imagina Juntas”, composto por 3 millenials (pessoas nascidas entre 1980 e 1995) que compartilham suas experiências.
Esse novo formato caminha na contramão da ditadura da beleza, pois remontamos à época onde a sua aparência não importa, valorizando muito mais o conteúdo em si.
Podcasts de Tecnologia
https://areadetransferencia.com.br/
https://zofe.com.br/
https://www.b9.com.br/shows/braincast/braincast-10-como-surgem-os-genios-genetica-ou-trabalho-duro/
https://podcasts.apple.com/br/podcast/cristina-de-luca-dois-na-web/id436938246?l=en&mt=2
Podcasts de Design
https://www.b9.com.br/shows/braincast/
https://www.movimentoux.com/sobre/
https://aparelhoeletrico.com/podcasts/
Bruna Clara é responsável pela área de Conteúdo da Abraweb e da empresa FG Links, possui experiência em Marketing Corporativo e Digital e estudou Publicidade e Propaganda na PUC-SP