COVID-19 - O vírus nas roupas, nos sapatos, no cabelo, no jornal: devo me preocupar?

Baseado em um texto publicado pelo The New York Times no dia 17 de abril, esclarecemos aqui algumas dúvidas recorrentes em pessoas que estão praticando o distanciamento social.


A repórter Tara Parker Pope entrevistou um especialista em doenças infecciosas, cientistas que estudam aerossóis e microbiologistas para tirar as principais dúvidas dos leitores.


Aqui faremos um resumo das respostas e das principais recomendações para esse momento complicado.


Devo trocar de roupa e tomar banho depois de voltar do supermercado?


Se você está praticando distanciamento social e saindo de casa apenas para fazer compras no supermercado ou na farmácia, não há necessidade de trocar as roupas e tomar um banho. O que você deve sempre fazer é lavar as mãos. É verdade que as partículas do vírus ficam no ar por cerca de meia hora, mas a grande maioria delas termina no chão. É muito improvável que elas colidam contra as nossas roupas e por serem tão pequenas, devido à aerodinâmica, elas vão se mover no ar em volta do nosso corpo apenas.


Por que essas pequenas partículas do vírus não ficam nas nossas roupas?


Uma explicação simples sobre a aerodinâmica é que nós nos movemos relativamente devagar em relação às partículas virais. São como pequenos insetos e partículas de pó que voam em volta do carro em baixa velocidade, mas que podem bater no para-brisa caso o carro esteja rápido demais. Nós humanos não nos movemos rápido o bastante para que isso aconteça. Quando nos movemos nós empurramos o ar para longe do nosso caminho e as partículas virais seguem o mesmo princípio.


Resumindo, se você estiver fora de casa e alguém espirrar em você. Volte imediatamente, tome um banho e coloque as suas roupas para lavar. Caso contrário, pode ficar tranquilo. Os cuidados básicos como lavar as mãos, usar álcool em gel e máscara já é o suficiente.


Existe a possibilidade do vírus estar no meu cabelo ou na minha barba?


Por todas as razões destacadas acima, se você está praticando distanciamento social não se preocupe com o seu cabelo e a sua barba. Mesmo que alguém espirre atrás da sua cabeça e partículas do vírus ficarem no seu cabelo, é pouco provável que ele chegue a infectar.


Existe um longo processo para que o vírus infecte alguém. De qualquer maneira evite contato com o seu rosto quando estiver na rua e caso não tenha como lavar as mãos, use o álcool em gel.


Devo me preocupar na hora de lavar e arrumar minhas roupas? Posso espalhar partículas do vírus dos minhas roupas e mandá-las para o ar?


A rotina de lavar roupa não deve causar preocupação. Lave como você costuma fazer, porque o Coronavírus, assim como o vírus da gripe é vulnerável a sabão. Então desde que a sua rotina inclua água e sabão, você não deve se preocupar.


Agora, caso você esteja em contato direto com alguém infectado, você deve tomar cuidado em não sacudir as roupas, incluindo a de cama. Use a água mais quente possível na sua lava-roupa (caso não tenha, passe com ferro bem quente antes de usar) e deixe secar completamente. 


Quanto tempo o vírus permanece vivo no tecido e nas superfícies?


Em março o “The New England Journal of Medicine” desenvolveu uma pesquisa e detectou que o vírus pode viver até 72h em metais e superfícies pláticas e 24h em papelão. Esse estudo não englobou a ação do vírus nos tecidos, mas pela porosidade de ambos os materias acredita-se que ele aja como no papelão.


 


Devo me preocupar com as correspondências, pacotes e jornais que chegam em casa?


O risco de ficar doente por contato com pacotes e correspondências é muito baixo e até o momento é apenas teórico. Não há nada documentado sobre pessoas que ficaram doentes ao abrir um pacote ou lendo um jornal. O que não significa que não devemos tomar cuidado. Ao manejar esse tipo de material, após o uso, deixe-os de lado, não leve as mãos ao rosto e lave sempre as mãos. Caso você ainda fique ansioso quanto a isso, deixe-os em um canto por 24 horas antes de manejá-los.


Quanto devo me preocupar com a contaminação ao ir para a rua passear com os cachorros ou praticar exercícios físicos?


As chances de contrair o vírus quando você sai na rua é extremamente baixa, levando em conta que você tome cuidado em manter uma distância segura das outras pessoas.


Isso se dá porque as gotículas do vírus que estão ao ar livre se dispersam muito rapidamente no ar, com isso a concentração se torna insignificante. Então não se preocupe em ir andar e correr ao ar livre, apenas evite andar em grupos e lugares cheios, o que não é permitido de qualquer maneira.


Li sobre desinfectar meus sapatos quando chego em casa. Devo utilizar meus valiosos suprimentos de desinfecção com os meus sapatos?


Nossos sapatos podem carregar bactérias e vírus, mas isso não significa que eles são um veículo comum de infecção. Um estudo de 2008 feito pela Rockport Shoes encontrou muitas coisas nojentas nas solas dos sapatos, incluindo bactérias fecais. E um recente estudo na China mostrou que pessoas que trabalham em hospital estavam carregando o Coronavírus nas solas dos sapatos, o que já era esperado. Caso o seu sapato seja lavável, lave no tanque ao chegar em casa, mas caso não, o ideal, não só nesse período de quarentena e isolamento, é adotar o hábito de deixar os sapatos fora ou na porta de casa. Isso principalmente se você tem pessoas alérgicas, crianças que engatinham ou brincam no chão e pessoas com doenças imunossupressoras em casa. Sobre limpar as solas dos sapatos com álcool ou lenços desinfetantes não é uma boa ideia porque além de desperdiçar um suprimento que está escasso no momento, você estará levando o vírus e outras sujeiras do chão para a sua mão.



Colunista

Bruna Clara

Bruna Clara é responsável pela área de Conteúdo da Abraweb e da empresa FG Links, possui experiência em Marketing Corporativo e Digital e estudou Publicidade e Propaganda na PUC-SP



Mais artigos sobre comunicação web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80