Big Festival 2023: Uma Nova Direção Rumo à Diversidade Indie

O Big Festival 2023 está chegando com muitas novidades após ser adquirido recentemente pela Omelete. As mudanças vão além do aspecto visual e trazem transformações estruturais, incluindo um aumento no preço do ingresso e a inclusão de elementos da CCXP, como painéis, meet and greets e uma área dedicada aos artistas, a famosa Artist Valley, embora em escala reduzida.


Para os amantes de jogos independentes e desenvolvedores, o Big Festival sempre foi um dos eventos mais aguardados, pois foca em destacar os pequenos e os desenvolvedores independentes, oferecendo-lhes uma visibilidade maior do que a dos gigantes da indústria. Como um “old school” dos desenvolvedores de jogos, eu pessoalmente me interesso muito mais pelos jogos “de garagem” do que pelos grandes lançamentos.



Embora o novo formato do Big Festival esteja mais comercial, é importante ressaltar que os jogos indie ainda marcaram presença, e pude me divertir muito conversando com os desenvolvedores de cada um deles. Na lista dos jogos mais impressionantes, destacam-se:


Lost in Play, um jogo de quebra-cabeça para todas as idades desenvolvido pela Happy Juice Games e distribuído pela Joystick Ventures. A história se passa na “imaginação” de dois irmãos, Toto e Gal, que se perderam nela durante uma brincadeira inocente e hilariante. Com uma bela arte e enigmas incríveis, passamos um bom tempo envolvidos neste jogo.











Ultra Foodmess 2 é o mais novo jogo de festa desenvolvido pelo estudio brasileiros da Riftpoint Entertainment, com uma proposta divertida, caótica e deliciosa! Ideal para passar horas se divertindo com os amigos, o jogo traz muitos desafios. A ideia é que diferentes tipos de alimentos disputem desafios pelo mundo, e a comida que conquistar cinco desafios primeiro vence. Os mini games são incrivelmente divertidos, incluindo batata-quente em um ringue de boxe, mini futebol, brigas por um oásis e muito mais. O jogo é desafiador e divertido.



estúdio independente brasileiro Minimol Games apresentou um dos jogos de quebra-cabeça mais estranhamente divertidos que já joguei. Eles tiveram a brilhante ideia de combinar xadrez com jardinagem. O jogo se passa em um mundo minimalista baseado em fazendas e jardins, no qual você é desafiado a “cultivar” a horta e prepará-la para a colheita usando um cavalo do xadrez, e cada movimento condiciona a sua plantação. Com regras estranhas e bem planejadas, o tabuleiro onde você movimenta o seu cavalo desafia a sua mente.



estúdio brasileiro 67 Bits marcou presença no festival, apresentando o seu jogo casual para dispositivos móveis, “My Zombie World”. Com uma mecânica simples e muito divertida, você precisa usar apenas uma mão para jogar. A ideia é controlar o ZOMBIE REI e, com outros zumbis te seguindo, mostrar a eles onde pegar cérebros, a melhor estratégia para derrotar inimigos armados e tanques de guerra, além de reunir o maior número possível de comedores de cérebros para derrubar as barreiras. O jogo já está disponível na Play Store e vale cada minuto de diversão.



Com a inclusão de áreas temáticas, o aumento do número de patrocinadores e a presença de grandes palcos, o novo formato do Big Festival promete atrair um público muito maior do que estamos acostumados. Isso, no entanto, tornou o evento mais caro. Esperamos que, ao mesmo tempo, ele traga bons negócios e continue proporcionando espaço para os pequenos desenvolvedores exporem suas ideias criativas a um custo baixo ou até mesmo zero, como sempre foi. Temos certeza de que só tende a melhorar. Agora, se cobrarem valores absurdos com poucos benefícios, seguindo o exemplo da CCXP, corremos o risco de transformar mais um evento em um local com estandes grandiosos e torneios de jogos, algo que a BGS já faz muito bem. Vamos torcer para que a equipe do Omelete tome as decisões corretas e continue proporcionando um espaço para jogos criativos e diferenciados no Big Festival.


 


Colunista

Richard Brochini

Richard Brochini, trabalha a 8 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Vencedor da categoria Jogos Mobile na SBGames 2008, ganhador do prêmio Porto Seguro como melhor jogo on-line, vencedor de melhor jogo feito para Tv Digital da TOTVz, dentre outras competições. Formado em Ciência Da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi ,Certificado pela Impacta Tecnologia. Procura sempre aprender novas tecnologias, com esse diferencial, está sempre capacitado para atender os principais projetos da área. Hoje em dia está muito empolgado com a onda Smart Watch e já desenvolveu alguns protótipos.
Para entrar em contato: Richard@brochini.com



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