Redes Sociais: Malícia ou Carência

Olá, amigos leitores.

Vamos falar um pouco sobre as redes sociais do momento.
Não as mais usadas, mas sim, aquelas que todo mundo tem um perfil e não falam que tem.

Para começar vamos definir o que é rede social:

“Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns”. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

Após esse conceito, podemos definir que se empresas estão nas redes sociais é porque as mesmas tem em mente que o cliente é peça fundamental na construção de uma imagem de referência para o mercado em geral.

Por outro lado, temos os usuários, que na maioria das vezes buscam algo mais nas redes sociais.
O Badoo, por exemplo, é uma rede que oferece esse algo mais, se é que me entendem.
E infelizmente devo dizer que a maioria busca esse tipo de conteúdo. Por outro lado, essas redes estão super infectadas de malware´s e trojans.

A maioria das pessoas tem baixo conhecimento neste tipo de assunto, tornando-se alvos fáceis nessas redes.
Porém, os administradores dessas redes, possuem uma “mina de ouro” nas mãos. Eles possuem o e-mail, endereço, telefone e até mesmo a foto do usuário.
Com esses dados é fácil montar um mailing list para enviar spam na caixa de entrada do usuário, dando a entender de que outro usuário da mesma rede enviou mensagem para ele. Mas na verdade, a intenção real desse tipo de spam é o acesso ao site, tornando o site estatisticamente atraente aos olhos dos investidores.

Eu havia falado no título do post em carência, e aí o leitor me pergunta onde está a carência dessas pessoas. Em minha opinião as pessoas buscam conhecimento, porém, tem pouca paciência em aprender e isso nada mais é do que carência.



Colunista

Denis Katko

Denis Katko, atua na área de desenvolvimento web com foco em sites gerenciáveis em Wordpress. É proprietário do site (Professor Denis Katko) onde aplica seus conhecimentos de WebDesign & Comércio Eletrônico pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2007). Com pós-graduação em nível de especialização MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.



Mais artigos sobre comunicação web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80