Dizem que “a mãe de todas as invenções é a necessidade”. Inventamos a roda e a Internet. Não podemos transformá-las numa bomba.
Estamos cada dia mais enredados. A criatura está tentando dominar o seu criador. Entramos com tudo na rede e agora ela quer nos envolver por inteiro. É tão extensa e capilar a sua malha que nossa vida precisou adaptar-se, já que estamos ligados intimamente a seus fios.
A Internet foi classificada por especialistas do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachussets como a maior invenção dos últimos 25 anos em pesquisa encomendada pela CNN. Eu acho que nem precisávamos deles para saber isso, mas eles são os especialistas do MIT, ora bolas. Devem ter achado todas as especialidades que os especialistas procuram para dar seu veredicto. Considerando que a evolução da tecnologia já não galopa, trafega em fibra ótica, é um resultado de grande relevância, uma posição de devido destaque para a rede mundial de computadores.
De uma forma prática o que nós, que somos ou não somos os especialistas do MIT, podemos usufruir desta grande invenção no campo dos negócios, das facilidades e da interatividade? Qual a nossa missão como empreendedores e profissionais da área de TI diante de uma massa imensa de seres humanos carentes de serviços inteligentes, eficientes e que facilitem a vida na prática? Como realizar isso sendo ético, honesto e fazendo o bem?
Constantemente surgem idéias e novas oportunidades para usarmos os recursos da Internet nos negócios e geralmente as mais simples aplicações tem sido as que trazem resultados mais efetivos para seus criadores e para os usuários. E é delas que eu mais gosto também.
O e-mail, o correio eletrônico que transformou uma simples carta numa das mais eficientes ferramentas da comunicação global, quando é usado de forma ética e elaborado com inteligência, torna-se um aliado na venda de produtos e serviços, fidelização, suporte e relacionamento com clientes. É um dos serviços que prova que por mais espetacular que seja a Internet como invenção, alguns inescrupulosos o transformaram num “vilão”. É um tanto quanto invasivo quando usado com “má fé”, mas não tão incômodo como o telemarketing. O email como ferramenta de marketing precisa ser urgentemente re-explicado para que deixemos bem claro para o público a diferença que existe entre ele e o SPAM. Ainda faremos isso aqui em próximos artigos bem detalhadamente.
Outro serviço que tem a possibilidade de “re-revolucionar” a comunicação interativa são os BLOGS, que transformaram cada pessoa num potencial veículo de comunicação, transmissor de idéias e ideais. Ganhou versões para fotos e logo teremos mais popularizados os vídeo blogs, que podem ser uma espécie de emissora de televisão particular que roda em cima do protocolo da Internet. A popularização das câmeras digitais e celulares dá dinâmica ao conteúdo destes serviços. O que me estimula é que dentro destas fantásticas invenções, as simples idéias são as mais brilhantes. A cada um de nós cabe saber como rodar estas “rodas vivas” da fortuna, usando criatividade, ética e simplicidade.
Edson Romão Gomes é um dos pioneiros da Internet comercial no Brasil. Profissional de comunicação há cerca de 20 anos, Romão trabalhou como Diretor Comercial do STI BBS, que em 1995 transformou-se num dos primeiros provedores de acesso do mercado, o STI Internet. Com ações inovadoras conseguiu colocar a empresa entre as maiores do Brasil no setor, fortalecendo práticas usadas até hoje em dia por provedores de acesso e de serviço.
Responsável pela profusão do internet broadcast, inseriu dezenas de emissoras de rádio na internet, promoveu grandes transmissões de shows e eventos.
Com outros profissionais de permanente espírito empreendedor, fundou em Março de 2000 a Webforce Networks, grupo criador do hpG, que em 14 meses tornou-se um dos maiores fenômenos de audiência já vistos na Internet, chegando a terceira posição no ranking do Ibope NetRatings, a frente de grandes players do mercado.
Como um dos principais dirigentes das empresas de Internet no Brasil, Romão auxiliou a consolidar e organizar este mercado. É um dos fundadores da AMI, Associação de Mídia Interativa, ficando a frente da sua Diretoria de eventos por 3 mandatos. Também motivou a criação da ABRAWEB, que surge da sua constante busca pela união e qualidade dos profissionais do mercado.