Este artigo vai para todos aqueles que estão começando agora, e estão como dizem, “apanhando” um pouco no mundo do desenvolvimento web!
Mas acho que esse artigo pode servir também um pouco para os mais velhos e experientes, pois, como eu gosto de pensar, conhecimento nunca é demais e analisar diversos pontos de vista pode lhe ajudar a abrir seus horizontes e expectativas mediante determinado assunto!
Ando recebendo uns pedidos de vídeo aulas, de ajuda, sobre assuntos que são facilmente encontrados no “Pai Google”, e mesmo assim, não sei se por desleixo ou por acharem que tudo eu sei, conheço e posso ajudar (se realmente pensam assim, estão redondamente enganados!), acabam enviando seus temores, dúvidas e inquietações para minha caixa de e-mails!
Dúvidas simples, a princípio, mas sem conhecimento prévio ou um pouco de estudo e aplicação, continuarão a serem mistérios e enigmas na vida de muita gente!
Portanto, vamos começar esse artigo (sasinhora, ainda não começou?) dizendo para você, meu caro iniciante:
Muitos iniciantes têm diversos problemas na confecção de um layout para um projeto. Ah, caso não saibam, DESIGN não significa “a cara do layout” ok? Design é uma palavra alemã que tem por tradução PROJETO!
Vira e mexe eu vejo no Fórum do Mx Masters algumas dúvidas sobre como está o layout, se as cores batem ou não, se está tudo em ordem com o layout apresentado!
Não me entendam mal, mas às vezes, vemos umas coisinhas que sinceramente... VOCÊ COMPRARIA?
Faça-se sempre a mesma pergunta. Desenhe, crie, misture as cores, e quando achar que finalizou um layout digno de se apresentar para o cliente, abstraia tudo o que tem de conhecimento e faça essa pergunta básica: “Eu compraria esse layout?”.
Mas faça com parcimônia! Senão, é capaz de ficar meio bitolado achando sempre que pode mais, e já está tudo no máximo. Seja crítico, mas não seja mão pesada! Hora ou outra, encontrarás um meio termo nas suas análises!
Errar faz parte, persistir no erro, é uma arte!
Não se iluda acreditando que tudo que fará será sempre elogiado, aprovado, festejado! É muito mais provável que tudo saia pela culatra, independentemente do seu tempo de estrada. Errar é normal, e aprender com erros, é mais normal ainda!
Errou na combinação de cores? Ok, paciência e vambora novamente tentar fazer as coisas de uma melhor maneira!
Seu cliente reclamou que o logo dele ficou ofuscado pelo verde limão “mamãe não me perca na neve!”? Troque o tom de verde. Leve um notebook para realizar provas de cores, e na falta de um, leve as provas em imagens em um pen drive e mostre ao cliente as opções que você imaginou!
Vai ter que fazer tudo novamente? Sem problemas! Vamos fazer novamente!
Isso enche saco de vez em quando? Lógico, mas nessas vamos crescendo e percebendo que misturar verde limão com laranja fosforescente não é legal!
A prática não leva a perfeição, mas melhora muito!
Sempre começamos em um nível. Seja ele o mais baixo, mediano ou mais elevado. Mas sempre começamos em um nível.
Não pense que vai sentar na frente do PC, com seu super Photoshop ou Fireworks em mãos, e vai criar a coisa mais linda vista na internet nos últimos tempos! Quem sabe um dia você chega lá!
Existem os mais variados gostos, técnicas e principalmente, estilos!
Seguir tendências é interessante, mas encontrar e definir seu estilo é muito importante. Um dia um amigo meu me disse:
“É fácil de saber que esse layout foi feito por você!”... Perguntei por que, pensando em tudo estar repetitivo demais, e ele me disse: “Essa caixa lateral, dizendo ‘Cadastre seu e-mail’, só vejo você fazendo isso!”...
Poxa, fiquei feliz! Tá aí uma “marca registrada” de minha pessoa. E eu pensando que estava fazendo tudo igual sempre!
Analise seus conhecimentos
Situação típica : Estou começando agora, e fechei um serviço que não tenho a menor ideia de como executar! Será que alguém pode me ajudar?
Pode. E irão. Mas não do jeito que você quer. Entenda isso. Códigos prontos não lhe auxiliarão em nada, pois você não terá uma curva significativa de aprendizado, e não lhe trará nenhum enriquecimento profissional.
Quando visitar seu cliente, e ele lhe pedir algo que você não tem a MÍNIMA IDEIA de como funciona, como se cria, ou até mesmo como se procura, não pegue o serviço! Não aceite, a não ser que tenha um mínimo conhecimento ou a mínima abstração possível de como “poderia ser feito isso”!
Não existe coisa mais “queima-filme-profissional” do que assumir compromissos que não pode honrar!
Saiba inglês. O mínimo para se virar
Você precisa, primordialmente, saber um pouco de inglês. Que seja o instrumental. Aquele que você utilizará nos seus códigos, e principalmente, nas suas pesquisas!
Como deve saber as linguagens de programação são escritas na língua inglesa, e você terá uma maior chance de sucesso em encontrar soluções em inglês. Mas não basta saber que aquele comando em SQL chamado while busca “enquanto” existir registros no banco de dados, mas sim, o que as pessoas podem dizer sobre ele em inglês!
Se você ainda não tem uma noção básica nessa língua, é fundamental começar a aprendê-la.
Bom galera, por hoje são apenas essas dicas.
Espero, dentro de pouco tempo, escrever mais algumas para vocês!
Abraços e até próxima!
André Buzzo, atua na área de desenvolvimento web, com foco em sites gerenciáveis em Wordpress. É gerente/proprietário da KR Comunicação Integrada (http://www.krcomunicacao.com.br) onde aplica seus conhecimentos em vendas para oferecer, ao invés de um simples serviço, uma consultoria diferenciada ao cliente. Formado em Sistemas para Internet e com diversos cursos na área, procura sempre desenvolver páginas acessíveis, e hoje em dia, dedica-se à construção de sites para dispositivos móveis