Web designers e Webmasters têm uma tarefa muito maior hoje do que simplesmente serem criadores de páginas.

Muitos sites produzidos hoje, não exercem sua tarefa de forma adequada. A empresa que contrata o profissional de criação fica frustrada e o internauta mais ainda, com dificuldade de navegação ou de encontrar o que estava procurando.

O lixo da internet promove irritação global. Obrigados a se deparar com páginas mal construídas, com design tosco e navegação confusa, os internautas geram reclamações nas empresas, baixo acesso e se desesperam até encontrar o que realmente precisam, mesmo que seja diversão ou o simples prazer de apreciar um conteúdo e um layout agradável ou novo na internet.

Novidades são poucas, criatividade há muita entre os que se dizem criadores de página mas é preciso ampliar os conhecimentos. Um web designer, assim como um design gráfico, precisa ter conhecimento do que está produzindo.

Procure saber sobre marketing, sobre e-business, sobre as novas ferramentas, sobre atualizações de softwares, sobre equipamentos e dicas que facilitam na hora de desenvolver um website.

Envolva-se com o produto. Verifique qual é a finalidade da página que está criando. Coloque-se no lugar de um navegador comum. Não é fácil. Você precisa ter a simplicidade de um navegador primário e se você tiver azar, de repente, entra em sua página os olhos exigentes de um expert e crítico desenvolvedor de web, que vai olhar para a sua página e se ater aos pequenos detalhes no layout.

O ideal para atingir uma maturidade na criação de página é não parar de se aperfeiçoar nunca. Não é mole, nem é barato ser um profissional de internet hoje. Os cursos são caros. Os softwares mais modernos, uma fortuna.

Por tanto, verifique se esta é a sua praia mesmo, ou se é melhor pegar onda na segunda a tarde. Você vai ter trabalho selecionando os cursos, se informando e testando exaustivamente suas criações, desde testes de navegação até testes diante dos comentários alheios.

O cliente é chato? Vale a pena prestar atenção ao real objetivo dele. Ele é o seu maior tester, apresente novas soluções, compare seu trabalho ao trabalho das empresas concorrentes. Verifique as possibilidades de melhora e até formar o seu cliente mostrando novidades e o que é sucesso na internet.



Colunista

Stela Garcia

Stela Garcia, jornalista, formada pela Cásper Libero (1998).
Experiência com redação web, redação para jornais, revistas e folders corporativos.
Uma das associadas fundadora é colunista e diretora de comunicação na ABRAWEB – Associação Brasileira de Profissionais de Internet. Ministrou aula em Faculdade e Universidade, como Faculdade Sumaré e Anhembi Morumbi, aplicando matérias como: marketing digital e redação web. Entre outras experiências com negócios web, trabalhou para o hpG, iG e XPG sempre atuando em comunicação, marketing ou no relacionamento com empresas e sites.



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445