Trabalho - como e quando avisar que você está grávida

Planejada ou não, se você tem chefe ou clientes vai ficar pensando na melhor forma de contar a feliz notícia para a turma do trabalho.


Vamos direto ao ponto e sem massagem, como dizem:


1) não conta pra rede social antes da turma do trabalho. Se você tem chefe, principalmente. Ele ou ela, vai gostar e ler na rede social e pensar: "eu já sei".


2) Não conta para o parente ou amigo que vai te dar parabéns pela rede social. Tá vendo? Às vezes a família não é a primeira a ter que saber. Dá na mesma que você postar. Principalmente, se tem alguém no trabalho que anda atento a sua vida social. Você vai chegar no trabalho e vão lhe dar os parabéns.


3) "Poxa, mas é sábado, é um momento importante na minha vida, quero falar pra todo mundo." Tá bom..pensa se vale a pena, correr o risco de ter uma estrelinha na tabelinha do "Vamos cortar gastos, que tal a pessoa que voltou agora da licença maternidade?"


4) Se você puder esperar os 3 primeiros meses, preserva o bebê e você. Depois que passar, você dá a notícia e explica que não falou antes, porque o primeiro trimestre é delicado e você preferiu preservar a gravidez e ter certeza que tudo daria certo. Se você estiver passando muito mal no início, vai precisar falar antes. Fazer o quê, e se precisar faltar?


5) A hora da notícia: pessoalmente e não por e-mail ou WhatsApp.


6) Comece pelo chefe, antes dos colegas e não comece com "Preciso falar com você". Isso deixa qualquer um em pânico, pensando que é uma má notícia que vem por aí e não é. É uma boa notícia. Bebês, são sempre boas notícias em qualquer lugar. Prefira "Oi Fulano, tudo bem? Quero te contar uma coisa, estou esperando um bebê". Falar assim é melhor que: "Estou grávida". Pode apostar!


7) A pessoa deve te dar os parabéns. Mas não espere um surto de felicidade. Sorria e agradeça.


8) A pessoa vai perguntar se está tudo bem. Se não perguntar tudo bem também. Perguntou? Diga que está ótima. Mesmo que não esteja. Deixa pra ficar mal outro dia, não no dia da notícia, tá?


9) A pessoa vai perguntar para quando é. Comece com "Ah...ainda demora, é só para..." Isso tranquiliza a pessoa que já esta pensando: "Quem vai fazer o que ela faz?".


10) Se a pessoa estender perguntando como vai ser na hora que você precisar sair, diz que vocês podem pensar e discutir juntos a melhor forma e que você não pensou nisso ainda.


11) Encurte a história... Fale pouco, que menos é mais e pede licença e vai trabalhar, feliz, por dois motivos: você está grávida, UHUHU! E tem um trabalho. YES!


12) Avisando os clientes. Não ligue só para avisar sobre isso. Prefira o fim de uma reunião, ou o fim de um telefonema. Conte como algo casual que nao vai interferir no trabalho. "Ah, fulano, deixa eu te falar uma novidade: estou esperando um bebê para tal mês". Otimize dizendo a data, para ele não ter que perguntar.


13) Complete com a sua situação: "Fazia tempo que queríamos e agora deu certo". Ou "Nossa, foi uma surpresa, mas uma surpresa boa". Não precisa mencionar como soube, que tá se matando de tanto enjoo ou sono. Sua prima, vai ouvir, seu cliente, tá ocupado.


14) Não esqueça de mencionar que "seu colega" vai atendê-lo no período que você precisar se ausentar, quando chegar a época. Ou que você vai "adiantar o projeto ou trabalho" se trabalha com internet, por exemplo. É legal pensar no que vai fazer e preparar bem a pessoa que vai lhe substituir ou finalizar o trabalho antes, se você é dono do próprio negócio ou se é autónomo.


15) Sem pânico. A peteca não precisa cair porque você engravidou. Podendo, prefira o home office para os dias que você não estiver bem. Combine com a empresa se isso é uma prática.


Se você está lendo este artigo e está "esperando um bebe", meus sinceros parabéns!



Colunista

Stela Garcia

Stela Garcia, jornalista, formada pela Cásper Libero (1998).
Experiência com redação web, redação para jornais, revistas e folders corporativos.
Uma das associadas fundadora é colunista e diretora de comunicação na ABRAWEB – Associação Brasileira de Profissionais de Internet. Ministrou aula em Faculdade e Universidade, como Faculdade Sumaré e Anhembi Morumbi, aplicando matérias como: marketing digital e redação web. Entre outras experiências com negócios web, trabalhou para o hpG, iG e XPG sempre atuando em comunicação, marketing ou no relacionamento com empresas e sites.



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80