E-commerce - O que você precisa saber antes de criar um

Você tem uma ideia de negócio, produtos para vender e não sabe por onde começar? Nós preparamos um guia básico para quem quer criar seu primeiro e-commerce. Confira!


Para começar, antes de qualquer coisa, você precisa se planejar. 


Plano de negócios


Montar um plano de negócios e traçar algumas diretrizes é essencial para que uma ideia não saia do papel e vire um fracasso. Precisamos ter pés no chão e uma noção clara do que queremos e onde queremos chegar. Para isso você precisa entender e responder três questões:




    • Qual é o seu produto? 



Seu produto é algo que as pessoas necessitam? Ele terá demanda? As pessoas vão buscar por isso? Ele tem algum diferencial que se destaque?




    • Quem vai comprar o seu produto?



Quem é o seu público alvo? Quem vai se interessar pelo seu produto? Qual é o estilo de vida e interesses dessa pessoa? Qual a idade dessa pessoa?




    • Quem vai te fornecer esse produto?



Seu produto é de fabricação própria? De quem você vai comprar a matéria-prima? Você vai produzir tudo do zero? Vai contratar pessoas para produzir? Ou vai revender um produto pronto? 


É importante ter claro todos esses pontos e entender como será o processo de produção, tempo, estoque, etc.


Além disso, é necessário saber qual é o caixa inicial para o start da empresa. Você vai começar do zero ou vai injetar um dinheiro para o início do negócio? Esse ponto é importante para saber em qual patamar você vai começar, mas falaremos mais disso no tópico a seguir.


Entender o ambiente e as necessidades dele


Entender o ambiente que você está ingressando é sem dúvidas uma das partes mais importantes, pois caso você se jogue nesse mundo do e-commerce sem entender tudo que ele engloba, muitos obstáculos irão surgir pelo caminho e podem prejudicar muito o início da sua empresa.




    • Então antes de tudo, entenda o tamanho da sua demanda e escolha a plataforma que mais se encaixa à ela. Você pode optar por um e-commerce completamente seu ou por um marketplace. A diferença é que no e-commerce você terá total liberdade para construir seu site e sua marca, ou seja, seu e-commerce, suas regras. Já no marketplace você irá inserir sua loja em um e-commerce já consolidado, onde o investimento vai ser mais baixo, mas você terá menos liberdade de decisão em alguns processos, como layout da loja. Analisa e entenda qual é o melhor para você nesse momento.





    • Outro aspecto importante é a produção e a logística. Após entender todo o processo de produção do seu produto e tudo que isso implica, você precisa pensar na logística disso tudo. Tanto de retirar/receber matéria-prima ou até mesmo o produto final, até a parte de entrega. Seu produto pode ser enviado pelo Correio? Tem alguma regra de envio para isso? O frete vai ser alto? Tudo isso deve ser analisado e colocado no papel.





    • Sabe tudo aquilo que o cliente final não vê? Isso se chama Back Office e você precisa pensar nisso. E o que exatamente seria isso? Bom, o Back Office engloba toda a estrutura da empresa, ou seja (RH, Financeiro, Compras, Estoque e Logística e Pesquisa de mercado). Isso vai depender muito do tamanho da sua empresa, sendo assim, se sua empresa estiver engatinhando, é muito provável que você seja o “diretor” de todos esses setores e faça tudo sozinho. Mas o que você deve lembrar é que todas essas áreas devem estar separadas e organizadas. Pois caso a sua empresa cresça, vai ser fácil passar todas as tarefas de determinada área para o seu novo funcionário. Além de que, com tudo organizado, o potencial da sua empresa crescer é bem maior, pois você terá noção de receita, lucros, produtos que funcionam, produtos que não vendem bem, etc.





    • E o pagamento? Você precisará contratar um empresa de gateway de pagamento, que fará essa cobrança para você. Isso trará mais credibilidade para o seu negócio, mas até nessa questão, há vários jeitos do seu cliente efetuar o pagamento e você precisará pesar o valor disso com a experiência do cliente. Lembrando sempre que é muito mais fácil de um cliente desistir de uma compra pela internet do que na loja, pois não há um vendedor para convencê-lo e basta fechar uma janela de navegador. Ou seja, quanto mais fácil, descomplicada e segura for a compra, melhor. E para você, a grande vantagem é que os próprios gateways já cuidam da prevenção de fraude, fazendo a análise de dados de pagamento do comprador.



Criar seus canais


Tão importante quanto criar a sua loja virtual, é criar um canal de divulgação dos seus produtos, que pode ser Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest e o que você achar que se encaixa melhor à sua realidade. Para entender melhor a importância disso, leia o texto sobre SEO que escrevemos aqui também.


Isso além de gerar um valor para a sua marca, pode impulsionar suas vendas se bem utilizado. Nesses canais de divulgação você pode mostrar mais detalhes do produto, mostrar sugestões de uso, gerar interesse de compra e humanizar mais a sua marca, mostrando que existe alguém por trás de tudo.  


Mas de nada adiante ser uma marca super cool nas redes sociais, se o site não condizer com essa realidade. Ao montar a sua loja, lembre-se sempre que há inúmeros motivos para alguém desistir de uma compra na internet. Então passar profissionalismo e criar uma boa experiência para o seu cliente é essencial. Além disso, fornecer o máximo de informação para o seu produto e com fácil acesso é fundamental na hora de decisão de compra. 


Para minimizar ainda mais dúvidas no momento da compra, temos uma ótima dica no próximo tópico.


Atendimento é importante. IMPORTANTÍSSIMO!


Essa parte é uma parte que jamais deve ser ignorada. Por mais que muitas vezes quando você está começando um e-commerce, você acumule muitas funções, atender ao seu cliente em todos os momentos, pré, durante e pós-compra é essencial para conquistar e fidelizar o seu cliente. Ter um formulário de contato simples para possíveis dúvidas já é uma ótima solução, mas acredito que hoje em dia o mais comum seja o contato via redes sociais. E algumas delas já possuem ferramentas que calculam o tempo que você demora para responder (alô, Facebook), ou seja, se você deixar seu cliente esperando por dias uma resposta, logo que outro potencial cliente entrar na sua página vai dar de cara com a informação de que você demora mais de 24h para responder e isso não é legal. Mas em defesa do Facebook, ele não é só dedo duro, pois ele também tem uma ferramenta de resposta automática, que te ajuda a diminuir esse tempo de resposta.


Para finalizar:


Cresça e apareça


Por mais que todas as nossas dicas sejam pensando em alguém que vai começar pequeno, você pode e deve pensar grande. E para que o pensamento vire realidade, você precisa de organização e planejamento, que é mais ou menos tudo que dissemos aí em cima. Pense em cada etapa, pensando em como será quando você precisar aumentar a produção e planeje-se financeiramente para que a sua empresa possa crescer com as próprias pernas.


Boa sorte!



Colunista

Bruna Clara

Bruna Clara é responsável pela área de Conteúdo da Abraweb e da empresa FG Links, possui experiência em Marketing Corporativo e Digital e estudou Publicidade e Propaganda na PUC-SP



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