Você tem uma ideia de negócio, produtos para vender e não sabe por onde começar? Nós preparamos um guia básico para quem quer criar seu primeiro e-commerce. Confira!
Para começar, antes de qualquer coisa, você precisa se planejar.
Plano de negócios
Montar um plano de negócios e traçar algumas diretrizes é essencial para que uma ideia não saia do papel e vire um fracasso. Precisamos ter pés no chão e uma noção clara do que queremos e onde queremos chegar. Para isso você precisa entender e responder três questões:
Seu produto é algo que as pessoas necessitam? Ele terá demanda? As pessoas vão buscar por isso? Ele tem algum diferencial que se destaque?
Quem é o seu público alvo? Quem vai se interessar pelo seu produto? Qual é o estilo de vida e interesses dessa pessoa? Qual a idade dessa pessoa?
Seu produto é de fabricação própria? De quem você vai comprar a matéria-prima? Você vai produzir tudo do zero? Vai contratar pessoas para produzir? Ou vai revender um produto pronto?
É importante ter claro todos esses pontos e entender como será o processo de produção, tempo, estoque, etc.
Além disso, é necessário saber qual é o caixa inicial para o start da empresa. Você vai começar do zero ou vai injetar um dinheiro para o início do negócio? Esse ponto é importante para saber em qual patamar você vai começar, mas falaremos mais disso no tópico a seguir.
Entender o ambiente e as necessidades dele
Entender o ambiente que você está ingressando é sem dúvidas uma das partes mais importantes, pois caso você se jogue nesse mundo do e-commerce sem entender tudo que ele engloba, muitos obstáculos irão surgir pelo caminho e podem prejudicar muito o início da sua empresa.
Criar seus canais
Tão importante quanto criar a sua loja virtual, é criar um canal de divulgação dos seus produtos, que pode ser Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest e o que você achar que se encaixa melhor à sua realidade. Para entender melhor a importância disso, leia o texto sobre SEO que escrevemos aqui também.
Isso além de gerar um valor para a sua marca, pode impulsionar suas vendas se bem utilizado. Nesses canais de divulgação você pode mostrar mais detalhes do produto, mostrar sugestões de uso, gerar interesse de compra e humanizar mais a sua marca, mostrando que existe alguém por trás de tudo.
Mas de nada adiante ser uma marca super cool nas redes sociais, se o site não condizer com essa realidade. Ao montar a sua loja, lembre-se sempre que há inúmeros motivos para alguém desistir de uma compra na internet. Então passar profissionalismo e criar uma boa experiência para o seu cliente é essencial. Além disso, fornecer o máximo de informação para o seu produto e com fácil acesso é fundamental na hora de decisão de compra.
Para minimizar ainda mais dúvidas no momento da compra, temos uma ótima dica no próximo tópico.
Atendimento é importante. IMPORTANTÍSSIMO!
Essa parte é uma parte que jamais deve ser ignorada. Por mais que muitas vezes quando você está começando um e-commerce, você acumule muitas funções, atender ao seu cliente em todos os momentos, pré, durante e pós-compra é essencial para conquistar e fidelizar o seu cliente. Ter um formulário de contato simples para possíveis dúvidas já é uma ótima solução, mas acredito que hoje em dia o mais comum seja o contato via redes sociais. E algumas delas já possuem ferramentas que calculam o tempo que você demora para responder (alô, Facebook), ou seja, se você deixar seu cliente esperando por dias uma resposta, logo que outro potencial cliente entrar na sua página vai dar de cara com a informação de que você demora mais de 24h para responder e isso não é legal. Mas em defesa do Facebook, ele não é só dedo duro, pois ele também tem uma ferramenta de resposta automática, que te ajuda a diminuir esse tempo de resposta.
Para finalizar:
Cresça e apareça
Por mais que todas as nossas dicas sejam pensando em alguém que vai começar pequeno, você pode e deve pensar grande. E para que o pensamento vire realidade, você precisa de organização e planejamento, que é mais ou menos tudo que dissemos aí em cima. Pense em cada etapa, pensando em como será quando você precisar aumentar a produção e planeje-se financeiramente para que a sua empresa possa crescer com as próprias pernas.
Boa sorte!
Bruna Clara é responsável pela área de Conteúdo da Abraweb e da empresa FG Links, possui experiência em Marketing Corporativo e Digital e estudou Publicidade e Propaganda na PUC-SP