Sabemos que as tecnologias estão cada vez mais móveis e os hábitos das pessoas acompanham essa evolução. Com a criação de smartphones e tablets cada vez mais modernos, o acesso às redes sociais e outros serviços pode ser feito de qualquer lugar.
E é nesse cenário “sem fronteiras” que surge a necessidade de, além dos acessos já disponíveis, comprar pela internet móvel. A forma de se comprar utilizando dispositivos móveis é chamada de Mobile Commerce ou M-commerce.
Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, no primeiro semestre de 2012, as compras feitas através desses dispositivos, movimentaram cerca de R$ 132 milhões de reais.
O Mobile Commerce começou a se tornar habitual, com aplicativos para celular e jogos.
Os usuários podem procurar suas músicas, aplicativos e jogos favoritos que são compatíveis com seu dispositivo portátil.
Uma ótima forma de aumentar os negócios de uma empresa que tem presença na web, é pensar em métodos para aplicar a loja de forma on-line, que seja compatível a esses dispositivos.
Mas na hora de “migrar” para os dispositivos móveis, é preciso se atentar na forma de mobile marketing a ser utilizada.
Site móvel ou App?
Geralmente, a primeira pergunta a se fazer é: Site móvel ou aplicativo? Qual o preferido dos usuários?
Uma pesquisa feita em março deste ano aponta que a popularidade de sites moveis é um pouco maior do que a de apps. Porém mais de um terço dos consumidores apontaram como insatisfatória a navegação nesses sites. Dentre os fatores que mais “irritam” o usuário estão: lentidão, necessidade de terem que mudar a posição do aparelho e o tamanho muito pequeno dos links.
É aí que os apps ganham a preferência, são mais fáceis de mexer e o usuário não precisa de tanta “paciência”, mas, em contrapartida, os aplicativos tem que obrigatoriamente serem inseridos em uma “loja” como por exemplo o iTunes. Você será mais um e um milhão.
Talvez a melhor alternativa seja apostar nas duas opções. Daí a pergunta passa a ser outra: qual dos dois modelos terá prioridade? Nesse caso é preciso avaliar o público que deseja atingir e qual o objetivo do desenvolvimento. Audiência ou usuários?
Porque investir em internet móvel?
Se você ainda não vê motivos para investir nesse setor, veja alguns motivos que vão te “encorajar”.
- Tenha sua loja disponível sempre e onde seus clientes quiserem
- Ter um aplicativo é um bom diferencial ao seus concorrentes
- Aproveite o avanço da tecnologia em aparelhos móveis
- A velocidade da conexão voltada para dispositivos móveis está aumentando.
Diante dessa tendência e de todo crescimento na área mobile, é preciso pensar em investimentos no setor. Mas, antes de qualquer coisa, analisar as possibilidades e objetivos é imprescindível para um bom resultado.
O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng., é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação). É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.