Profissões na Internet

O ritmo de crescimento da Internet no Brasil é intenso. E devido a este avanço, o mercado de trabalho ficou carente de profissionais que antes não existiam.

Comunicação e tecnologia estão entre as áreas que mais buscam profissionais qualificados para suprir estas novas necessidades do mercado.
Contudo, algumas profissões relacionadas à internet ainda continuam desconhecidas para muita gente.

nome

Uma pesquisa foi realizada para saber quais serão as carreiras mais promissoras nos próximos vinte anos. Eis que a maior parte delas se concentra em áreas como Internet.
As oportunidades que estão surgindo no mercado possuem características próprias. Portanto, isso representa verdadeiros “novos empregos”, uma vez que são diferentes dos trabalhos comuns e fogem da tradição.

O grande ponto positivo é a expansão da Internet. Já se tornou algo ilimitável, e isso é um avanço para quem deseja se tornar um profissional da web. O número de oportunidades que podem surgir daqui alguns anos é enorme.
Mas em contra partida, há sempre o risco de imprevisibilidade. Novos recursos sempre surgem na Internet, juntamente com novas ferramentas para monitoramento. Portanto, um profissional que deseja seguir está área, deve estar constantemente atualizado.

nome

Neste artigo, citaremos algumas das profissões relacionadas à Internet que podem ser promissoras para o mercado.

. Mídias Sociais
Com o “boom” de usuários utilizando as Redes Sociais, as empresas começaram a pensar na possibilidade de levar seus produtos e marca justamente para estes usuários. É ai que entra o Analista de Mídias Sociais.
Ele se envolverá com o desenvolvimento e a divulgação do conteúdo de uma marca. Deve estar sempre atento às tendências das redes e interagir com os consumidores. Deve possuir experiência no monitoramento e geração de conteúdo nas redes sociais.

. SEO (Otimização para ferramentas de busca)
A empresa procura estar presente nas primeiras posições de uma página de busca.
Isso exige do profissional de SEO uma série de ajustes.
Este profissional deve conhecer um pouco de HTML e técnicas de otimização para buscadores. Devem saber qual é a melhor maneira de explorar os recursos e estarem atualizados com as regras do Google.

. Mobile Marketing
Este setor tem tudo para expandir no Brasil devido à grande utilização de smartphones e outros dispositivos móveis.
O profissional de Mobile Marketing deve saber como posicionar a empresa neste meio e entender como funciona este mercado mobile, aplicando estratégias eficientes.

. Jornalismo Online
Com o impacto das mídias digitais sobre a profissão, o modelo de jornalismo impresso entrou em crise.
As empresas passaram a investir em um profissional que colete e distribua informações através dos meios digitais.
Um bom texto é a principal característica deste profissional. Mas ele não deve apenas saber escrever. Deve também saber como dispor o texto no suporte. Conhecer tipos de letras, composição visual, uso de cores, corte e edição de imagens, áudio e vídeo.

. Publicidade Online
O profissional de Publicidade Online deve ser multidisciplinar.
Deve saber trabalhar a imagem institucional de seus clientes, aplicar técnicas mais adequadas de veiculação e desenvolver estratégias de posicionamento.
Resumidamente, deve trabalhar as marcas da empresa e fazê-las ter lucro.

As profissões que envolvem internet podem garantir um crescimento no mercado de trabalho, e alavancar as oportunidades tornando-se cada vez mais populares.



Colunista

Mauro Faccioni Filho

O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng.,  é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação).  É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80