O bom e velho capitalismo é mesmo fantástico! Vez por outra toma de assalto as pessoas com alguma novidade e deixa o planeta inteiro de cabelo em pé! Foi assim com a máquina a vapor (criada em 1834), com a linha de produção fordista (início do século XX) e, agora, com a Internet. Pânico, correria, pandemônio. Mas calma lá! Como reza o bom senso, e em economia bom senso é 90% da solução: problemas novos, soluções antigas.
Houve um período onde enfrentávamos um problema análogo com o que vivem hoje os web designers e webmasters, numa época onde as cidades e um novo modo de vida estavam nascendo: o final do feudalismo, início do capitalismo (século XV). Neste período as cidades estavam crescendo vigorosamente e a manufatura estabelecia-se como principal atividade econômica. A manufatura não era muito sofisticada; era na verdade muito simples. As atividades requeriam pouca técnica e tecnologia; conhecimento era praticamente todo capital necessário.
Porém não era de interesse dos artesãos que todos conhecessem seus segredos. Eles sabiam que conhecimento era um bem que deveria ser protegido. Foram então criadas corporações de ofícios. Haviam os especialistas em sapato, em chapéu, em alfinetes; enfim, havia especialistas para tudo. É desta época que surgem os nomes-profissão tipo Schumacher (sapateiro). As corporações de ofícios tinham objetivos claros. Visavam, fundamentalmente, defender os direitos do associados perante a sociedade e regulamentar a atividade.
Uma associação forte é peça fundamental para o bom andamento da nossa atividade, caso contrário estamos condenados aos caprichos do mercado e veremos o preço do nosso trabalho despencar! Não podemos exercer as mesmas práticas das corporações de ofícios medievais, mas podemos tirar boas lições: 1-) a união realmente tem força e 2-) quando o conhecimento é o principal ativo regulamentação é fundamental.
Existem inúmeras lições que podemos tirar deste período. Pretendo nas próximas colunas desenvolver o assunto; principalmente no tocante ao desenvolvimento deste espaço novo á época (as cidades) e a criação deste novo espaço (o cyber-espaço). Não há dúvidas que estamos fechando um ciclo de expansão capitalista e os desafios de hoje podem criar inúmeras oportunidades.
André Guilherme Pereira Perfeito, é Secretário Geral da Abraweb e Diretor Financeiro da Primo Comunicação. Trabalha com web desde 2.001, hpG (comercial), Webforce (consultoria), MoP Digital (Roteiro de Animação). andreperfeito@primoweb.com.br