Planejando um site: o que esperar de meu cliente?

Dando continuidade ao assunto, vamos agora ao que mais nos interessa. O que esperar de nosso cliente!
Esse é um assunto delicado em se dissertar, pois eu tenho clientes, assim como você, que podem ler esse artigo. Então, eu corro um sério risco de algum deles levar o texto para o lado pessoal.

Mas não é isso que desejo que aconteça. Até mesmo porque eu não quero, de forma alguma, prejudicá-lo e sim, oferecer um serviço com a maior qualidade possível.
Então, após informarmos ao cliente sobre nossos serviços, nossas qualidades e diferenciais perante os concorrentes, esperamos que ele:

1º - Responda com sinceridade o briefing
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Sabe aquele briefing que enviamos ao nosso cliente? Ele é primordial para que saibamos, mais ainda, sobre seus defeitos e qualidades. Eu vejo as coisas pelo seguinte ângulo:

“O que está bom, está bom. O que está ruim, precisa ser melhorado. É nisso que quero gastar recursos e energia...”.

Portanto, eu preciso que ele me responda com a maior sinceridade possível todos os problemas que ele tem ou enfrenta no decorrer de seus dias!

Muitos desejam um site que divulgue aquele produto “fantástico” que “faz o maior sucesso”; mas se ele já faz um sucesso considerável porque ele é fantástico, porque eu preciso divulgá-lo mais ainda?

A pergunta e o foco deveriam ser: a empresa do seu concorrente é melhor em algum aspecto no qual você é comprovadamente pior? Então vamos trabalhar esse ponto!

Deixa que o que se vende por si só se vender automaticamente!

Por exemplo: quando eu vendia coloração para cabelos. Meu tubo de tinta era barato, rendia e tinha uma excelente qualidade. E isso era fato comprovado pelos profissionais que a utilizavam. Então, para que eu ia cair em cima do meu cliente para que comprasse o produto? Ele iria compra-lo de qualquer maneira!

Vamos sugerir ao nosso cliente então,um foco maior naquele produto que o giro não é tão bom?

2º Se ele quer que eu cumpra prazos, ele também precisa cumprí-los!

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Ok. Acertamos o briefing com nosso cliente, e levantamos os dados que precisam ser trabalhados com maior afinco no projeto.
Vimos o que necessitamos de informações, de imagens e dados diversos.

Quando seu cliente levantará esses dados para que nos sejam transmitidos?

Determinadas informações são “dinâmicas” e podem mudar da noite para o dia. Outras, no entanto, não!

E sem muitas informações, não conseguimos dar um andamento legal ao projeto. E se tem uma coisa que me deixa muito, mas muito irritado, são empresas que, junto a seus webdesigners irresponsáveis, colocam o site no ar sem todas as informações presentes nas páginas.

Não existe a meu ver coisa mais frustrante do que você acessar um site, procurar determinada informação e dar de cara com “conteúdo indisponível”, ou “aguardando conteúdo”, ou “a página que você procura não existe”. Se A PÁGINA QUE EU PROCURO NÃO EXISTE, porque raios o link para ela está no menu de acesso?

E por favor: a desculpa de “pressa para colocar um site no ar” não cola. Acho que os webdesigners deveriam trabalhar como os tatuadores: “Se você veio aqui com pressa, por favor, dê meia-volta e vá-se embora... Meu trabalho envolve arte, não tempo!”.

3º Quem vai me providenciar o conteúdo do site?

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Quer que eu crie os textos e os coloque no site? Tudo bem. Mas preciso avisá-lo: não sou jornalista. Sou programador e web designer. Portanto, não sou jornalista ou escritor para deter os grandes poderes da Língua Portuguesa!

Sei escrever direito, mas existe um negócio chamado “Web Writing” que nada mais é do que “Escrita para Web”; existem empresas especializadas (no caso, a minha!) em criar esse tipo de conteúdo.

São empresas que possuem profissionais capacitados para redigirem conteúdo digital em parceria com programadores, que podem auxiliar os redatores na hora da produção para que os conteúdos sejam mais agradáveis aos motores de busca, melhorando consideravelmente o posicionamento do site. Quem não quer se encontrado pelo Google, por exemplo?

Por favor, caro cliente. É sua empresa que está dando “as caras” no mundo digital. Vamos fazer um serviço bom e com qualidade?

Vamos agregar conteúdo único, bem elaborado e escrito, e ainda por cima otimizado para ser publicadoNA PÁGINA DA SUA EMPRESA?

O mesmo se aplica às fotos e/ou imagens ok?

Agora, se seu cliente estiver procurando apenas preço...é melhor já irmos para o próximo tópico!

4º Meu cliente me enviou todo o material! E agora, qual prazo eu dou a ele?

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Agora, meu caro e minha cara, o prazo fica por conta da análise de seus conhecimentos contidos e discutidos na parte 01 desse artigo.
Ao se somar:

- A complexidade do layout proposto;
- A complexidade do projeto elaborado (entenda-se: quantidade de páginas);
- O prazo de entrega do conteúdo do site;
- Seu nível de conhecimento em programação;
- Seus outros projetos;
- A “pressa” do cliente;

Você poderá, com certeza, dizer que entrega o projeto em X dias, “desde que todo o conteúdo esteja em minhas mãos” .

Eu não posso simplesmente dizer que faço o site em 25 dias, se eu não tenho todos os conteúdos prontos e em meu poder!

E por favor. Publique um site completo. Em outras palavras, empresa/designer que publica site incompleto não está preocupada com cliente. E muito menos com sua própria imagem.

A culpa pela falta de conteúdo não é sua.

Reflita sobre isso.



Colunista

Andre Buzzo

André Buzzo, atua na área de desenvolvimento web, com foco em sites gerenciáveis em Wordpress. É gerente/proprietário da KR Comunicação Integrada (http://www.krcomunicacao.com.br) onde aplica seus conhecimentos em vendas para oferecer, ao invés de um simples serviço, uma consultoria diferenciada ao cliente. Formado em Sistemas para Internet e com diversos cursos na área, procura sempre desenvolver páginas acessíveis, e hoje em dia, dedica-se à construção de sites para dispositivos móveis



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