Parceria, esse é o caminho?

Temos acompanhado diversos negócios que simplesmente deram certo e se tornaram febre pelo mundo com a facilidade da internet. Também fica claro observar que esses negócios surgiram de uma parceria. Parceria, o que é isso? Este termo está popularizado ultimamente, no entanto será que todos sabem o que de fato significa?

Dicionário: Relação de colaboração entre duas ou mais pessoas com vista à realização de um objetivo comum.
Deixando isso ainda mais simples: Ser parceiro significa que você escolhe não fazer algo sozinho. Você depende do outro para obter os resultados desejados por ambos.

Ainda falando de parcerias que resultaram em grandes negócios, logo pensamos nos mais famosos e comentados negócios de internet; Larry Page e Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg, Andrew McCollum e Eduardo Saverin (Facebook), Evan Willians e Biz Stone (Twitter). É fato que nem todas as parcerias resultam em benefícios iguais para todas as partes. Mas, não é porque alguns não seguem a risca o significado dessa palavra que não devemos apostar nela.

Para quem trabalha com internet a parceria pode ser sim o caminho das pedras. Vemos isso evidente nos grandes portais nacionais como o UOL, TERRA, IG. Seria perca de tempo, dinheiro e trabalho, gerar tantos conteúdos, então por que não firmar uma parceria com sites de diferentes assuntos? E é exatamente isso que vemos. A maior parte dos sites legais que encontramos nesses portais não são administrados por eles, mas são sites parceiros. Isso também pode ser visualizado no XPG (www.xpg.com.br) que, inclusive, criou uma página convidativa para novos parceiros (www.xpg.com.br/parceiros).

Entendo o receio de muitos quando se trata de parceria, mas algo que é importante frisar neste aspecto é que você deve arriscar. Não em algo infundado, você deve sim, avaliar os prós e contras antes de encarar uma parceria, mas insegurança é algo que não pode existir nos negócios. Certamente os fundadores do Google, Facebook e Twitter se arriscaram, mas deram certo. Só tentando para saber.

Deixando isso ainda mais claro para você que é um profissional de web, trabalhar em parceria com outro bom profissional pode ser a solução para o seu negócio. É comum vermos profissionais de web quebrando a cara por demorar tempo demais em um único projeto; criando, desenhando, programando, e assim deixam escapar a oportunidade de tocar outros projetos em paralelo (e ganhar dinheiro com isso). O que muitos dos que anseiam por uma profissão de web não sabem, é que um bom parceiro de trabalho pode ser o caminho mais curto para o sucesso.

É necessário quebrar o paradigma do #faztudo. Design e Programação não precisam ser feitos pela mesma pessoa. Todo bom profissional deve, por obrigação, se manter informado sobre tudo o que acontece no seu meio, mas ele não precisa fazer de tudo. É ai que entra a “parceria”.

Vejamos um exemplo de parceria:Designer x Programador

Designer: Conhecedor de técnicas e conceitos de criatividade, cores, fontes, arquitetura de informação. Esse profissional será responsável pela primeira impressão de um site.

Programador: Ferramentas e funcionalidades em perfeita harmonia é o resultado do trabalho de um bom programador. Ele é responsável por todas as outras impressões de um usuário na página. Não há nada pior do que um site bonito onde nenhum botão funciona.

Esse é só um dos exemplos de uma boa parceria para quem trabalha com internet, poderia citar inúmeras outras que dão certo na internet. E você pode pensar, mas tudo são flores? É claro que não, mas por que não tentar?



Colunista

Danielle dos Santos

Danielle dos Santos, 29 anos, tem mais cinco anos de experiência em marketing digital, conteúdo para web, publicidade online e parcerias. Formada em Publicidade e Propaganda hoje atua no atendimento a grandes marcas na Agência Questa Comunicação. Sua história na ABRAWEB começou em 2009 e desde então trabalhou gerando novos negócios e parcerias trazendo iniciativas para promoverem a Associação também fora da internet . E-mail danielle@abraweb.com.br


Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445