Os Doze Trabalhos de Hércules - Web Designers heróis do nosso tempo

Comparo o trabalho do Web Designer ao trabalho de um dos heróis da mitologia greco-romana, Hércules.

Hércules, para ter o perdão dos Deuses por suas trapalhadas na vida, por seu temperamento intempestivo e para conquistar a imortalidade teve que realizar doze trabalhos praticamente impossíveis, impostos pelo rei Euristeu.

Listando doze tarefas podemos dizer que ser Web Designer não é nada fácil. E se você ainda não é um deles, pense bem. Também não é para o Web designer ler isso e se achar o último biscoito do pacote. Como qualquer outra função, professores, médicos, técnicos, carpinteiros, escritores, cada um deles tem suas tarefas quase impossíveis a cumprir para conquistar o sucesso e vencer a competitividade do mercado.

Sobrevive o mais forte. Cruel. porém real e um desafio diário para quem tem vontade de vencer e ter o trabalho reconhecido.Vou fingir que sou rei Euristeu :

O 1º trabalho : A carreira de web designer cresce tanto quanto as oportunidades. Por tanto, faça sua carreira crescer. Corra atrás de aperfeiçoamento através de cursos e treinamentos. Invista parte do seu lucro mensal em você mesmo.

2º trabalho: Em um dos seus trabalhos, Hércules usou a criatividade para usar a força da água e executar uma de suas tarefas. Use a sua criatividade. Dica: quase sempre a criatividade vem da informação.

3º trabalho: Pense no usuário do seu site. A navegação é um dos elementos mais importantes. Compare o visitante do seu site a um consumidor no shopping durante a sua hora de almoço. Ele quer achar o mais rápido possível o que procura. Sr. Hércules, coloque-se no lugar de seu usuário.

4º trabalho: Por falar em pressa... Algumas agências de Internet e Web Designers, na ânsia de impressionar o cliente desenvolvem sites fantásticos que impedem o tráfego de um número maior de visitantes e deixam o carregamento das páginas lento demais. Faça um site atraente mas funcional. Impossível? Não. Lembre-se que Hércules, precisou apenas das mãos para matar um leão.

5º trabalho : Esteja atento a todas as novas tecnologias sempre. Participe de Fóruns, troque experiência com outros profissionais.

6º trabalho: Em um dos seus trabalhos Hércules foi mandado para longe das fronteiras do mundo grego. Conheça os trabalhos de fora do país e de outros profissionais do design de web. Esteja aberto para inspiração e influência externa.

7º trabalho: Perfeccionismo. Seu trabalho é visto e julgado por centenas de pessoas diariamente. Cometer erros pode afetar sua carreira e a empresa para qual você trabalha.

8º trabalho: Ser ético é bom e todo mundo gosta. Calcule o tempo gasto com os trabalhos cumpra prazos e seja justo no momento de cobrar e valorizar seu trabalho.

9º trabalho: Persistência para convencer. Faz parte do seu trabalho, Web Designer, catequizar clientes e ter certeza que vai envolvê-lo em sua decisão. Explique, o convença de sua idéia. Hércules convenceu Hésperides a lhe entregar as maçãs que simbolizavam a imortalidade e nem precisou apertar seu pescoço para isso.

10º trabalho : Se o site gera comércio eletrônico. O resultado de vendas mede o sucesso do trabalho do Web Designer. Tenha uma visão global do negócio em que você está trabalhando para direcionar o design e as funcionalidades para efetivar vendas.

11º trabalho: Hércules sempre estava envolvido em conflitos mas era punido com o relâmpago de Zeus. Se não quiser enfrentar relâmpagos no dia-a-dia saiba trabalhar em equipe. A maioria dos sites desenvolvidos hoje, para ser eficiente precisa de uma série de profissionais de diversas áreas envolvidos: design, marketing, comunicação, programação.

12º trabalho: Planejar
. Todos os sites estão envolvidos com o mundo fora da Internet. Ou surgem de uma empresa que já existe, ou dele partem para o mundo externo virando lojas reais geralmente. Seu site deve estar integrado com toda esta comunicação. A comunicação em folders, banners, decoração de uma loja, logomarca em um outdoor, anúncio em uma revista. A sensação e a experiência do usuário deve ser a mesma, para ter identidade. Esta talvez seja a mais difícil das tarefas. Comparada aos duros combates vividos por Hércules.

Se você é herói e artista de coração. Vai gostar de se aventurar como Web Designer e amar esta profissão.



Colunista

Stela Garcia

Stela Garcia, jornalista, formada pela Cásper Libero (1998).
Experiência com redação web, redação para jornais, revistas e folders corporativos.
Uma das associadas fundadora é colunista e diretora de comunicação na ABRAWEB – Associação Brasileira de Profissionais de Internet. Ministrou aula em Faculdade e Universidade, como Faculdade Sumaré e Anhembi Morumbi, aplicando matérias como: marketing digital e redação web. Entre outras experiências com negócios web, trabalhou para o hpG, iG e XPG sempre atuando em comunicação, marketing ou no relacionamento com empresas e sites.



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445