O Admirável Mundo novo Da IoT

nome

Vamos imaginar um mundo que pode transformar-se a nossa volta, um cenário em que tudo esta conectado ao ponto em que toda a informação é relevante, tudo pode ser usado e compartilhado, não estamos pensando no futuro e sim no momento de evolução em que nos encontramos.

Vamos imaginar que hoje ao acordar você abre a geladeira e percebe que ela esta com algum problema, mas você não se preocupa com isso, afinal, a sua geladeira já “avisou” a empresa que ela se encontra na garantia e você já recebeu um e-mail perguntando qual seria o melhor horário para um técnico ir pessoalmente resolver seu problema. O técnico em questão também já sabe qual o defeito, afinal a sua geladeira já mandou um diagnostico completo para ele. Podemos ir mais longe ainda, ao sair de casa, seu relógio apita e avisa que você está em uma região que tem alguns problemas de transito nesse momento e sugere que pegue um metro, nessa situação, é possível também, ao passar pelo metro você usar seu celular para pagar pela passagem.

O cenário que descrevemos agora, faz parte de algo que esta acontecendo há algum tempo e hoje já se tornou uma realidade, ela se chama IoT ( Internet of Things ou Internet das Coisas), graças a isso temos o que podemos chamar de M2M (Machine to Machine ou Maquina com Maquina), que permite que os objetos conversem entrem si para nos informar sobre as mudanças de estado do mundo a nossa volta e além disso, eles podem tomar decisões e prevenir futuros defeitos.
Agora analisando o cenário geral, por que estamos falando a respeito disso hoje? Qual a relação que isso tem com os desenvolvedores de web? Bem, o maior avanço nisso tudo foi o refinamento e a praticidade elaborada para o desenvolvimento dessa plataforma, baseado em eletrônica básica e junto com conhecimentos de programação, qualquer um que saiba programar pode fazer seu próprio produto de IoT. Os kits de desenvolvimento são fáceis de mexer e baratos, fazendo nós, os desenvolvedores, focarmos na lógica e inovação do mesmo.

Grande parte dos esforços hoje em dia é focada em sistemas para casas inteligentes, mas já podemos encontrar desde cadeados de bicicletas inteligentes, até mesmo tapetes que avisam quem está em um determinado lugar da casa ou do escritório. Tudo isso está sempre conectado à internet e registrando na rede todos os dados coletados.

nome

Hoje temos vários kits de IoT, os quais podemos desenvolver em cima. Um dos mais famosos é o Arduino Intel Galileo, que a Telefônica adaptou para que se possa desenvolver usando nodes.js, isso mostra que pela primeira vez podemos construir “coisas vivas”, saindo do mundo abstrato. Empolgante não?





Colunista

Richard Brochini

Richard Brochini, trabalha a 8 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Vencedor da categoria Jogos Mobile na SBGames 2008, ganhador do prêmio Porto Seguro como melhor jogo on-line, vencedor de melhor jogo feito para Tv Digital da TOTVz, dentre outras competições. Formado em Ciência Da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi ,Certificado pela Impacta Tecnologia. Procura sempre aprender novas tecnologias, com esse diferencial, está sempre capacitado para atender os principais projetos da área. Hoje em dia está muito empolgado com a onda Smart Watch e já desenvolveu alguns protótipos.
Para entrar em contato: Richard@brochini.com



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445