Estamos cansados de saber o quanto o mercado de trabalho está concorrido, e exigindo cada vez mais multi-habilidades dos profissionais. Se você é graduado, precisa ser também pós-graduado, se fala inglês e espanhol, exigem que você fale mandarim. Na real, você não vai utilizar metade das habilidades requeridas, na maioria das vezes, o profissional de sucesso não é aquele que consegue aplicar em seu trabalho o que apreendeu em milhares de cursos, mas sim aquele que consegue desenvolver habilidades que nem sabia que tinha.
Hoje é tão comum ver pessoas mudando de área no trabalho, como ver avião no céu. Isso é uma verdade, é só olhar para seus pais, tios, tias, ou mais longe, os seus avôs. O comum era trabalhar 20, 30,40 anos no mesmo ramo e até mesmo na mesma empresa, e hoje, quantas pessoas da sua idade vivem isso na carreira profissional?
Não estou dizendo que trabalhar em diversas empresas e atividades seja algo ruim, aliás, eu particularmente adoro. Cada lugar que você passa adquire uma cultura diferente, aprende novas coisas e, claro, descobre novas habilidades.
O fato é que mesmo cansados de saber sobre a necessidade das multi-habilidades, ainda encontramos profissionais perdendo tempo e dinheiro.
Um exemplo claro são os profissionais de design gráfico. Hoje não se pode falar em comunicação off-line se não existir a online. Muitas vezes o profissional dessa área finaliza um projeto e o cliente pergunta: Você também faz site? E a resposta na maioria das vezes é: Não, mas conheço alguém que faz. Pronto, lá se vai uma oportunidade.
Portanto, não se prenda ao que você aprendeu, busque novos conhecimentos, descubra novas habilidades e amplie as chances para o seu sucesso.