Multi - habilidades

Estamos cansados de saber o quanto o mercado de trabalho está concorrido, e exigindo cada vez mais multi-habilidades dos profissionais. Se você é graduado, precisa ser também pós-graduado, se fala inglês e espanhol, exigem que você fale mandarim. Na real, você não vai utilizar metade das habilidades requeridas, na maioria das vezes, o profissional de sucesso não é aquele que consegue aplicar em seu trabalho o que apreendeu em milhares de cursos, mas sim aquele que consegue desenvolver habilidades que nem sabia que tinha.

Hoje é tão comum ver pessoas mudando de área no trabalho, como ver avião no céu. Isso é uma verdade, é só olhar para seus pais, tios, tias, ou mais longe, os seus avôs. O comum era trabalhar 20, 30,40 anos no mesmo ramo e até mesmo na mesma empresa, e hoje, quantas pessoas da sua idade vivem isso na carreira profissional?

Não estou dizendo que trabalhar em diversas empresas e atividades seja algo ruim, aliás, eu particularmente adoro. Cada lugar que você passa adquire uma cultura diferente, aprende novas coisas e, claro, descobre novas habilidades.

O fato é que mesmo cansados de saber sobre a necessidade das multi-habilidades, ainda encontramos profissionais perdendo tempo e dinheiro.

Um exemplo claro são os profissionais de design gráfico. Hoje não se pode falar em comunicação off-line se não existir a online. Muitas vezes o profissional dessa área finaliza um projeto e o cliente pergunta: Você também faz site? E a resposta na maioria das vezes é: Não, mas conheço alguém que faz. Pronto, lá se vai uma oportunidade.

Portanto, não se prenda ao que você aprendeu, busque novos conhecimentos, descubra novas habilidades e amplie as chances para o seu sucesso.



Colunista

Danielle dos Santos

Danielle dos Santos, 29 anos, tem mais cinco anos de experiência em marketing digital, conteúdo para web, publicidade online e parcerias. Formada em Publicidade e Propaganda hoje atua no atendimento a grandes marcas na Agência Questa Comunicação. Sua história na ABRAWEB começou em 2009 e desde então trabalhou gerando novos negócios e parcerias trazendo iniciativas para promoverem a Associação também fora da internet . E-mail danielle@abraweb.com.br


Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445