Hackathon 99jobs, pensamentos para um mundo melhor.

Nos dias 12 e 13 abril, tive a oportunidade de participar de um Hackathon. Para quem não esta acostumado com o termo, um Hackathon é uma espécie de competição, onde são lançados desafios e os participantes tem poucas horas para entregar um modelo funcional do projeto junto com a ideia funcionando.

Nesse caso o desafio era “Como as pessoas podem tornar o mundo melhor fazendo o que amam?”. Criatividade não faltou! Muitos projetos diferentes e inovadores foram apresentados.

No dia 12, logo pela manha o lugar já estava cheio, muitas pessoas ansiosas aguardando o começo da “brincadeira”. Pelas mesas o pessoal com seus equipamentos, sempre se atualizando e tirando muitas fotos. Pronto, começou! Depois de algumas palavras e regras passadas, desenvolvedores, designers, idealizadores e pessoas de várias outras áreas, já estavam se reunindo e se separando em grupos de 5 pessoas no máximo. Começa o networking, o mais legal desse momento, foi ver como todos os participantes se organizam e começam a pensar nas ideias, isso de certa forma acaba sendo inspirador.

nome

No final da tarde, os grupos estavam concentrados, pessoas fazendo gestos pelo ar com algumas caretas e risadas. Olhando em volta, notamos as primeiras telas e linhas de código sendo feitas, as ideias começam a tomar forma e com isso dúvidas aparecem. Nesse Hackathon os grupos podiam contar com mentores espalhados pelo evento. Alguns deles cobriam praticamente todas as áreas que um projeto precisaria ter, do modelo de negócio a como configurar um pequeno servidor na sua máquina. Assim como eu, outros 5 mentores estavam lá pela ABRAWEB. Alguma dúvida? Chame um mentor!

nome

Chegou a noite, mas isso não quer dizer que nossos competidores pararam, a empolgação e a criatividade ainda estavam lá, alguns foram para o hostel, disponibilizado pela organização do evento, outros convidaram seus novos amigos para terminar o projeto em casa, outros se separaram prometendo se encontrar on-line. Todos sabem que precisariam entregar tudo até as 17:00 do dia seguinte.

Dia 13, pude notar que alguns grupos estavam nervosos, muitos nos detalhes finais, alguns ainda correndo contra o tempo, o dia segue, não pode deixar de notar a cara de sono e o olhar hipnotizado em frente ao computador, podemos até mesmo dizer que tínhamos pessoas no famoso modo “zumbi”. Ainda bem que a organização do evento distribuiu algumas coisas para animar o pessoal, como danetes e outras guloseimas.

nome

Hora da apresentação! Para dar aquele gás e o pessoal fazer bonito, foi dado energético para todos, falta pouco para acabar, o próximo passo era “apenas” apresentar as ideias e cruzar os dedos.
Realmente todos os grupos foram muito bons, e a disputa foi bem acirrada entre eles, mais apenas 3 podiam vencer. E os vencedores foram...

nome
Primeiro lugar: Grupo do Bem


nome
Segundo lugar: My Interest


nome
Terceiro lugar: Yes Path


Realmente participar de uma competição desse nível, não só afia suas “skills”, como também abre sua mente para novos horizontes. Com essa experiência você acaba saindo um pouco daquela bolha segura que você tem no dia a dia do seu escritório, faculdade e afins. Assim não apenas conhecemos pessoas novas com vontade de colocar muitas ideias em prática, mas também entendemos um pouco das possibilidades de mercado e onde as pessoas querem chegar. Claro que não podemos deixar de pensar que a grande ideia que pode ser colocada em prática pode ser sua, certo?

Gostaria muito de agradecer a 99jobs e a Abraweb pelo convite de participar da equipe de mentores desse Hackathon. Foi uma experiência incrível , quem sabe não nos encontramos algum dia lado a lado em um Hackathon? Aguardo vocês no próximo.

nome








Colunista

Richard Brochini

Richard Brochini, trabalha a 8 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Vencedor da categoria Jogos Mobile na SBGames 2008, ganhador do prêmio Porto Seguro como melhor jogo on-line, vencedor de melhor jogo feito para Tv Digital da TOTVz, dentre outras competições. Formado em Ciência Da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi ,Certificado pela Impacta Tecnologia. Procura sempre aprender novas tecnologias, com esse diferencial, está sempre capacitado para atender os principais projetos da área. Hoje em dia está muito empolgado com a onda Smart Watch e já desenvolveu alguns protótipos.
Para entrar em contato: Richard@brochini.com



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445