Força Crowdfunding

Você já deve ter ouvido ou lido este termo em algum lugar da internet. O mecanismo de Crowdfunding vem se disseminando no Brasil há pouco tempo e já conquistou muitos adeptos.
Pense em algo que você queira: algum projeto, alguma boa idéia que você sempre quis começar, mas nunca teve recursos pra isso. Agora pense que se for realmente uma boa iniciativa, você pode conseguir realizá-la através de outras pessoas que também queiram ver essa idéia em execução ou terão algum benefício com ela.
Isso é possível? Sim.

Mas o que é Crowdfunding, afinal?

O crowdfunding nada mais é do que uma ação de cooperação coletiva, na qual os participantes contribuem financeiramente, normalmente via internet, a fim de apoiar iniciativas de pessoas ou organizações. Sendo assim, com esse método de micro financiamento, se torna possível a realização de grades projetos, a partir de doações de pequenas quantias.

Como viabilizar seu projeto

Antes de iniciar um projeto de crowdfunding você tem que ser realista. Não adianta colocar em prática algo que só você ou poucas pessoas iriam colaborar.
Vale lembrar que todo projeto, antes de ser exposto passa por uma curadoria, dos donos do site, e caso tenha um apelo de inovação, ou outro quesito da plataforma, o projeto é veiculado e inicia-se uma campanha.
Procure uma plataforma para expor a sua idéia. “Catarse” e “Queremos” são as maiores do Brasil e já têm muitos projetos de sucesso.

Catarse – é voltada para projetos de todos os tipos, como por exemplo, CDs, livros, shows, eventos, etc. Você pode ver todos os projetos e contribuir com algum de seu interesse no site oficial da plataforma.

Queremos – essa plataforma é voltada exclusivamente para viabilização de shows. Em menos de seis meses de funcionamento a plataforma levou nove shows ao Rio de Janeiro.

Internacionalmente podemos citar a “Kickstarter”, muito conhecida pela iniciativa do designer Scott Wilson, que iniciou o projeto de crowdfunding para a confecção de pulseiras para transformar o iPod Nano 6ª geração em um relógio. O designer precisava de US$ 15 mil dólares para concluir o projeto, e surpreendentemente, o valor obtido foi de US$ 942 mil dólares.

Crowdfunding de protesto

O crowdfunding pode ter muita força, quando associado ao interesse comum de muitas pessoas. Além de shows e eventos, esse tipo de financiamento pode ajudar a repensarmos questões sociais, funcionando como uma forma de protesto.
Um caso bem interessante e com muita repercussão, inclusive no Brasil, foi o da monitora de um ônibus escolar nos EUA, Karen.
Alunos gravaram um vídeo, no qual falam mal e ofendem a monitora. A imprensa veiculou o caso como Bullying e causou grande comoção social.
Uma campanha no site IndieGoGo foi surpreendente e viabilizou um bom presente para Karen. O título é “Lets Give Karen – The Bus Monitor – H. Klein a vacation” ou traduzindo “Vamos dar umas férias para Karen H. Klein, a monitora do ônibus escolar”. Inicialmente a campanha queria arrecadar apenas 5 mil dólares para dar uma viagem de férias à Karen. Mas, por se tratar de uma iniciativa anti-bullying, o projeto viralizou na internet e em poucos dias conseguiu arrecadar cerca de 660 mil dólares.

Curiosidade: crowdfunding 3x4

A Catarse, plataforma que já citamos, chamou de crowdfunding 3x4 um tipo de projeto que está se tornando comum, que é um pouco diferente do crowdfunding tradicional.
Esse recorte do financiamento coletivo funciona muito bem quando se envolve um grande número de fãs com uma grande causa social. Para entender melhor iremos exemplificar com casos que deram certo.
A Fórmula 1 embarcou em uma campanha chamada “Faces for Charity”, traduzindo “Rostos pela caridade” em parceria com a Red Bull Racing. Pessoas interessadas em ter seu rosto entre os 25 mil rostos que seriam estampados nos carros conduzidos por Sebastian Vettel e Mark Webber no GP da Inglaterra, em Silverstone, doaram uma certa quantia. Dinheiro esse que foi destinado a uma entidade chamada “Wings for Life”, a qual pesquisa curas para lesões na medula espinhal. Como a maioria das pessoas doou mais de 15 euros, foi possível arrecadar 1 milhão de euros.
No Brasil, tivemos um caso em 2008 em que o Corinthians lançou a campanha “O Timão é a sua cara”. Para ter sua foto 3x4 estampada na camisa do time, você comprava um espaço – dentre os 400 disponíveis – por mil reais. Com isso você ganhava uma camisa e adesivos. Além de, é claro, seu rosto estampado na camisa do time. A campanha teve sua reedição recentemente, em que rostos de torcedores foram estampados nos números dos jogadores nas camisas que foram usadas na final da Copa Libertadores.

A Copa do mundo e as Olimpíadas estão aí, uma ótima oportunidade para publicitários e marqueteiros de plantão unir o útil ao agradável, não acham?
Está mais do que comprovado que idéias boas podem sim surgir do nada, sem recursos, e se tornarem grandes realizações com a força do crowdfunding.
Como vimos, essa forma de realizar sonhos e de trazer soluções já trouxe grandes viabilizações, e só tem a crescer no Brasil e no mundo.

E você, tem alguma boa idéia?









Colunista

Mauro Faccioni Filho

O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng.,  é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação).  É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.



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