Entendendo grandes empresas como negócio: Facebook, Google e Microsoft

Entendendo o Facebook

O website possui mais de 500 milhões de usuários ativos. A posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.

No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo através do mecanismo de busca do Google divulgado em junho de 2010, o Facebook aparece como 1º colocado, com 540 milhões de visitas e um alcance global de 35% registrados no mês de abril.

Não é possível ignorar o Facebook, mesmo porque, ele está aí presente e com uma força bem maior do que o Google, mas não podemos confundir o Google com o Facebook, porque um é totalmente diferente do outro.
O Facebook é uma rede social, podemos entendê-lo também como um sistema que integra pessoas de todo o mundo não importando raça, credo ou religião. Vamos tentar enxergar o Facebook como um negócio. A base de qualquer negócio é publicidade, porém, essa publicidade do Facebook pode ser vista como pessoal ou profissional, há um sistema dentro do rede que cria páginas.

A criação de páginas serve para divulgação de uma empresa, ou informações pessoais de alguma pessoa ou celebridade. Quando criamos uma página lá, a mesma pode se restringir a apenas seus amigos, ou pode ter um alcance global, porém, para isso o serviço não é gratuito. Em compensação sua página é mostrada a um alcance de 20 milhões de pessoas em todo o planeta. E é com esse serviço do Facebook que a receita de seu dono Mark Zuckerberg é acrescida.

Entendendo o Google como um negócio

Em 4 de setembro de 1998 dois jovens estudantes da universidade de Stanford nos estados unidos, fundaram uma empresa chamada Google Inc.
Inicialmente o Google começou a ser visto pela maioria dos usuários da internet como um serviço de busca, e após alguns anos outros horizontes são vislumbrados pelos usuários. Em 2002 o Google lançou o serviço Adwords, que nada mais é que um mecanismo de publicidade on-line.

Juntamente com o Adwords foi lançado o Adsense que é um indexador e um avaliador de campanhas criadas no Adword. O Google não é só mais um site de buscas e sim, um facilitador de oportunidades de negócios e serviços.

nome

nome

A maioria das pessoas vê o Google como um site de pesquisas e muitas delas não sabem que existe uma gama de serviços oferecidos pela empresa, são eles:

nome

- Gmail: Serviço de E-mail gratuito do Google.
- Google Docs: permite que se criem documentos totalmente on-line, textos, desenhos, planilhas eletrônicas e apresentações. (compatível com pacote Microsoft Office).
- Google Acadêmico: permite a busca de trabalhos desenvolvidos de mestrado e doutorado.
- Google Books: busca de livros.
- Google News: canal de notícias atualizado a cada 30 minutos.
- Google Groups: Grupo de e-mail usado por estudantes e professores para a distribuição de e-mail´s, bem como, matérias enviadas pelos professores e troca de informações entre os próprios alunos.
- Google Chrome: Programa usado para navegar na internet, indubitavelmente o mais veloz do mercado.
- Google Earth: Programa de localização geofísica de um endereço em qualquer lugar do Planeta. Pode também ser usado com coordenadas geográficas de latitude e longitude.
- Google Sketchup: Programa de desenhos do tipo CAD para construção de réplicas de monumentos e prédios famosos ao redor do mundo.
- Youtube: Site de compartilhamento de vídeos, entre pessoas ou entre empresas para divulgação dos seus serviços.

Entendendo a Microsoft como negócio

Diferentemente do Google, a Microsoft vende programas prontos gravados em DVD para que usuários instalem em suas máquinas. Entrou no mundo competitivo da internet recentemente com seu motor de busca Bing .

nome

Há muito que melhorar nesse motor, pois sua base de dados de pesquisa não é bem estruturada e consistente, e qualquer busca que se faça com o motor na segunda página a pesquisa já perde seu foco principal.

Igual ao Google, a Microsoft lançou a versão on-line de sua suíte Microsoft Office 2010. Em comparação ao Google DOCS, a versão on-line do Microsoft Office 2010 é muito mais poderosa do que o simples WRITER do Google DOCS.

Outro ponto forte da Microsoft é a venda de hardware, ou seja, equipamentos físicos para computadores como webcams, teclados e mouses. Indubitavelmente a Microsoft em matéria de software e hardware tem seus méritos, e é inegável que possamos ver ou “botar” defeitos. É impreterível dizer também algo sobre o console de jogos que foi lançado em 2006 o XBOX 360 que compete diretamente com o PLAYSTATION 3 da SONY e o WII da NINTENDO.



Colunista

Denis Katko

Denis Katko, atua na área de desenvolvimento web com foco em sites gerenciáveis em Wordpress. É proprietário do site (Professor Denis Katko) onde aplica seus conhecimentos de WebDesign & Comércio Eletrônico pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2007). Com pós-graduação em nível de especialização MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80