Empresas e profissionais não se encontram. Qual é a sua? Não acha o profissional ou não acha o trabalho ideal?

Currículo - a primeira apresentação, a base para a seleção do profissional. A apresentação do documento, a distribuição da informação. Um dos itens mais importantes no processo seletivo de empresas.

Web Designers e Webmasters - desenvolvedores web, precisam rever este formato urgente. Não falo de dispensar o currículo, mas falo de “ser quem você é”. Autenticidade e sinceridade na hora de produzir um portifólio e um currículo sem desvalorizar seu conhecimento podem lhe garantir elogios e uma boa colocação no mercado.

Encher lingüiça não é ruim. Encha mesmo. Inclua no currículo endereços url indicando exatamente o que você desenvolveu naquela página. Mesmo que seja apenas um ícone; mesmo que seja uma linha de programação simples e básica.

Tostines – As pessoas capacitadas não encontram o trabalho porque não há vagas ou o trabalho não encontra as pessoas porque não há pessoas capacitadas?
Os dois lados existem – pessoas capacitadas e trabalho. Mas não se encontram com facilidade. Por estupidez na hora de procurar e na hora de escrever um currículo ou montar um portifólio. A estupidez causa desemprego e desespero. Desespero de quem não tem trabalho e da empresa que busca soluções para os seus problemas de tecnologia e não encontra recurso pessoal capacitado.

Reclamo da incompetência, da soberba discrepância do conhecimento com o currículo. Currículos mal escritos que em todas as áreas e não só na web confundem o processo seletivo. Uma página? Não. Mais páginas. Mande uma documentação de sua vida. Quem foi que disse que tem que ser uma página o currículo? Ninguém lê? Duvido.

E o intertítulo do currículo : “Conhecimentos gerais”. Deveria ser “Conhecimento nenhum”. Quer analisar um currículo de verdade? Esqueça esta seção. Ali todos escrevem o que acham que sabem ou que gostariam muito de saber um dia, mas que hoje, não é este dia.

Experiência profissional, não é o nome da empresa que você trabalhou, nem o período. Mas o que você fez na empresa ou no trabalho que você desempenhou. Tem gente que por não ter um trabalho fixo, não coloca experiência profissional. Descreva os trabalhos, detalhadamente. Em tópicos, por favor; ninguém também quer uma nova versão do Alcorão sobre sua experiência profissional.

Mostre exatamente o que você procura, estágio na área de tecnologia? Mais vago que isso, só dizer, estágio nas imediações do Globo Terrestre. Todo mundo quer isso hoje em dia.

“Conhecimento no ambiente Linux” . Impossível. Ninguém tem isso. Um sistema operacional que mais cresce no mundo, de códigos abertos em constante desenvolvimento. Seja humilde. Explique exatamente o que você conhece do ambiente Linux.

Photoshop? Todo mundo fez e ...? Arte no Photoshop é outra história. Envie links com antes e depois de tratamento de imagens. Envie ilustrações. Cite no currículo o que mais você conhece nesta ferramenta.

Não se iluda, ou você é designer de web ou é programador, as duas coisas ninguém é. Uma delas é hobby na sua vida e você ainda não percebeu. Já que a campanha do Portal Terra anda perguntando qual é a sua? Responda nos currículos e portifólios. Se você é empresa, procure a solução em mais de um profissional. Vai ficar mais fácil assim e meses depois: satisfação garantida em prazos, metas e qualidade.



Colunista

Stela Garcia

Stela Garcia, jornalista, formada pela Cásper Libero (1998).
Experiência com redação web, redação para jornais, revistas e folders corporativos.
Uma das associadas fundadora é colunista e diretora de comunicação na ABRAWEB – Associação Brasileira de Profissionais de Internet. Ministrou aula em Faculdade e Universidade, como Faculdade Sumaré e Anhembi Morumbi, aplicando matérias como: marketing digital e redação web. Entre outras experiências com negócios web, trabalhou para o hpG, iG e XPG sempre atuando em comunicação, marketing ou no relacionamento com empresas e sites.



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445