Empreendedorismo - Parte II

Promessas de Ano Novo - Todo começo de ano é tempo para repensar em tudo o que aconteceu durante o ano que passou: erros cometidos, lições aprendidas e metas conquistadas. É uma grande oportunidade para olhar para frente e ao ver o Sol nascer, prometer para si mesmo, ou para quem quer que seja: este ano aquele meu projeto de empresa se tornará realidade.

Mas quais os primeiros passos que o empreendedor precisa dar para atingir esse objetivo?

Essencialmente são necessárias 3 coisas:

1 – Uma boa idéia, bem expressada num plano de negócio, detalhado e realista;
2 – Recursos financeiros (próprios ou de terceiros) para transformar aquele calhamaço de papel numa empresa de verdade;
3 – Que o empreendedor por trás do projeto tenha capacidade de implementação.

O item 3 depende inteiramente de você, candidato a empreendedor. Entretanto, existem dicas e informações que podem ajudar nos dois primeiros.

Vejamos:

O Brasil é um país ainda repleto de oportunidades para se montar um negócio a partir de uma boa idéia, profissão ou nicho de mercado. São necessários 10% de inspiração e 90% de transpiração – por isso a fase de planejamento é muito importante – para evitar fazer parte do vergonhoso percentual de 95% de taxas de mortalidade de empresas no país nos primeiros 5 anos de vida.

1. A primeira etapa: fase da informação.
Embora qualquer negócio ofereça riscos, é possível prevenir-se contra eles. Informe-se sobre as variáveis do produto, fornecedores, capital necessário, tecnologia aplicável, pessoas com as quais irá se trabalhar, custos x preço de venda, rentabilidade, perspectivas de crescimento, tamanho do mercado, impostos incidentes, atuação da concorrência e estabeleça os objetivos que pretende atingir e quando.

Conheça muito bem o ramo de atividade onde pretender atuar, as dinâmicas desse mercado, e tenha amplo conhecimento sobre o produto com que vai lidar.

Em suma, o plano de negócio é um retrato detalhado do negócio, e um grande amigo para ajudar a enfrentar e organizar a enorme quantidade de informações.

O plano de negócio bem feito também é uma excelente ferramenta para avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado, registrando e aprendendo assim valiosas lições sobre o negócio.Além disso, é peça fundamental também para a captação de recursos financeiros de terceiros.

Acompanhe as próximas colunas sobre a fase de implementação e de crescimento de sua empresa.



Colunista

Federico Goldenberg

Federico Goldenberg, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Iniciou sua carreira, com o mercado financeiro, trabalhando no Banco Bradesco durante 3 anos, onde atuou como operador de mesa de Bovespa na corretora de valores. Depois de passar pela área de investidores estrangeiros no antigo Banco CCF (atualmente Banco HSBC), ingressou no Instituto Empreender Endeavor, ONG internacional de suporte e fomento ao empreendedorismo como fonte de desenvolvimento sócio-econômico sustentável. Teve então a oportunidade de conhecer melhor o processo empreendedor no Brasil, as dificuldades que os empreendedores enfrentam, e aprender mais sobre os processos de aporte de capital em empresas.

Atualmente, Federico é responsável pelo desenvolvimento de negócios da MoP Brasil Digital www.mopdigital.com.br, estúdio de animação, produtora e distribuidora de programas de TV - empresa do grupo WebForce Networks.



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80