Como trilhar seu caminho para novos negócios, ter mais sucesso na carreira ou formar uma.
A partir de agora, você vai ter uma série de textos que trazem informações e dicas simples para um novo começo.
“Preguicite”
Nos tempos de hoje, com a Internet, tecnologias avançadas e vasto conhecimento científico, existe uma doença ainda não catalogada pelos cientistas nem comprovada pelos médicos. Trata-se de uma enfermidade que ataca 95% da população mundial: “Preguicite”. A explicação mais simples sobre a doença é a falta de vontade de realizar; ausência de ânimo para fazer algo acontecer; a acomodação; o pecado capital mais conhecido: a preguiça.
Faça um exercício mental e identifique pessoas próximas de sua realidade e parecidas com você, que por “alguma razão” que até hoje você desconhecia, parecem ter mais sucesso profissional – identifique as situações nas quais o indivíduo mostrou-se livre da doença em questão, envolvendo-se em momentos de grande realização através do esforço, insistência, estudo, leituras, determinação, vontade de vencer, e finalmente: triunfo. Será que a “alguma razão” não será a terrível verdade, de que você faz parte dos 95% que inconscientemente sofrem de “preguicite”? A maioria das pessoas desconhece possuir a patologia, que acomete à jovens e velhos, homens e mulheres, ricos e pobres; não distingue classe social, raça, religião, nacionalidade ou profissão – é sem dúvida um grande mal que impede muitos profissionais de progredir.
Analise os 5% restantes da população, aquelas pessoas que em algum momento da história da humanidade fizeram uma diferença: o que teria acontecido com o mundo da tecnologia da informação se Bill Gates sentisse preguiça toda vez que se sentasse diante do computador para desenvolver suas idéias? O leitor sabe a resposta – nada. Pois é o mesmo que teria acontecido se Steve Jobs, Michael Dell ou tantos outros empreendedores de visão não tivessem agido de acordo com seus instintos. Certamente o mundo não teria evoluído da maneira que evoluiu e provavelmente você não estaria diante de um monitor, com um mouse embaixo dos dedos, percorrendo as letras deste texto digital com música em MP3 tocando no fone de ouvido.
Os grandes laboratórios, pesquisadores, médicos; ninguém ainda encontrou um remédio para curar a doença. Má notícia? Sim. Mas não se desespere: a boa notícia é que a cura está dentro de você. Identifique cuidadosamente os momentos desperdiçados no seu cotidiano, o tempo perdido com bobagens, a desorganização da sua rotina, o medo de agir, a falta de ânimo para realizar e vontade de vencer. Pois então, prepare-se. Leia muito, estude muito, faça treinamentos e cursos, observe, converse, discuta, convença, pense, re-pense, mova-se, empreenda. Afinal, como dizem: “A sorte é apenas o encontro entre a oportunidade e o preparo”.
Felizmente no Brasil existem muitas formas de se preparar para empreender com solidez, obtendo apoio gerencial e financeiro para iniciar um negócio. Grande parte deste incentivo vem de Instituições de Apoio ao empreendedorismo (informações sobre as mesmas abaixo). Através delas, já é possível obter financiamentos para empresas de inovação tecnológica nos mais diversos estágios de desenvolvimento, inclusive durante o período de pesquisa, desenvolvimento e elaboração de plano de negócios.
As instituições também oferecem workshops sobre diversos assuntos ligados ao processo de montar uma empresa (plano de negócios, aspectos legais, gerenciais, financeiros, tecnológicos, econômicos), conferências direcionadas para jovens empresários, consultoria especializada, treinamentos diversos, palestras, acesso à canais de distribuição e rede de contatos, assessoria na elaboração do plano de negócios, eventos educacionais, material educativo através de biblioteca virtual e até guias de consulta elaborados especialmente para jovens empresários (e velhos também).
Como se não bastasse, existem também incubadoras, ligadas ou não à Universidades, que oferecem infra-estrutura para que as empresas nascentes operem durante seu estágio inicial, por um custo baixíssimo ou até nulo.
Muitos projetos brilhantes deixam de existir pela falta de informação do criador de que existem muitas formas de obter ajuda no estágio inicial do negócio. Tudo depende da qualidade e potencial do projeto apresentado, e da verdadeira vontade do criador em fazê-lo acontecer. Portanto, o que você está esperando para desengavetar aquele projeto miraculoso surgido há tempos? Vença a “preguicite” e mãos-à-obra!
Boa sorte.
www.endeavor.org.br
www.sebrae.com.br
www.anprotec.org.br
www.bndes.gov.br
www.banconordeste.gov.br
www.cnpq.br
www.faperj.br
www.fapesp.br (programa PIPE)
www.finep.gov.br
www.fcmf.org.br
www.institutomicrosiga.org.br (programa PDLA)
www.its.org.br
www.portodigital.org
www.softex.br
www.cietec.org.br
www.genesis.puc-rio.br
www.cesar.org.br
Federico Goldenberg, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Iniciou sua carreira, com o mercado financeiro, trabalhando no Banco Bradesco durante 3 anos, onde atuou como operador de mesa de Bovespa na corretora de valores. Depois de passar pela área de investidores estrangeiros no antigo Banco CCF (atualmente Banco HSBC), ingressou no Instituto Empreender Endeavor, ONG internacional de suporte e fomento ao empreendedorismo como fonte de desenvolvimento sócio-econômico sustentável. Teve então a oportunidade de conhecer melhor o processo empreendedor no Brasil, as dificuldades que os empreendedores enfrentam, e aprender mais sobre os processos de aporte de capital em empresas.
Atualmente, Federico é responsável pelo desenvolvimento de negócios da MoP Brasil Digital www.mopdigital.com.br, estúdio de animação, produtora e distribuidora de programas de TV - empresa do grupo WebForce Networks.