Elisabeth Bighetti, assessora educacional no CEINTER – Centro de Educação Tecnológica Interamericano , pesquisou e cedeu aos associados ABRAWEB informações importantes sobre como escolher o melhor curso para sua formação profissional.
Para melhor escolher, conheça as principais diferenças entre CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO e CURSO SEQÜENCIAL.
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Graduação: Trate-se de curso de graduação de curta duração, aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e é estruturado para atender aos diversos setores da economia, abrangendo áreas especializadas.
Diploma: O formado, recebe diploma de “ Graduação em Curso Superior de Tecnologia”.
Certificados: Os cursos Superiores de Tecnologia, são divididos em módulos. As competências desenvolvidas em cada módulo ou conjunto de módulos de um mesmo curso credenciam o aluno a receber Certificados de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico na área profissional específica do curso, possibilitando sua inserção mais rápida no mercado de trabalho.
Duração: carga horária mínima estipulada pelo MEC, conforme a área de atuação profissional. Duram em média 2 anos.
Formação : Os graduados em cursos de tecnologia denominam-se “tecnólogos” e são profissionais de nível superior aptos a desenvolver atividades em uma determinada área de saber profissional. Possuindo formação direcionada para aplicação, difusão de tecnologias, com formação em gestão de processos de produção de bens e serviços e capacidade empreendedora, sintonia com o mercado.
Continuidade de Estudos
O diplomado podem dar prosseguimento a seus estudos em outros cursos e programas da educação superior, tais como: Bacharelado, de Especialização (lato sensu) e Programas de Mestrado e Doutorado (stricto sensu).
Para informações junto ao Ministério da Educação sobre as instituições reconhecidas procure no MEC/SEMTEC – Secretaria da Educação Média e Tecnológica
CURSOS SEQÜENCIAIS
Constituem uma modalidade de ensino superior, na qual o aluno, após ter concluído o ensino médio, pode ampliar seus conhecimentos ou sua qualificação profissional. Este não é uma graduação.
Definidos por “campo de saber” devem ser entendidos com uma alternativa de formação superior, destinada a quem não deseja ou não precisa fazer e um curso de graduação.
Existem dois tipos de cursos seqüenciais: Os de Complementação dos Estudos e dos de Formação Específica.
1.De Complementação de Estudos
- Com destinação individual (rol de disciplinas opcionais onde existam vagas. Na maioria das vezes, o aluno escolhe as matérias)
- Com destinação coletiva ( disciplinas afins vinculadas a um ou mais cursos. A Instituição planeja o rol de disciplinas)
A carga horária é estabelecida pela Instituição de Ensino Superior
-Certificado: não conduzem a diploma, mas sim a certificado atestando que o aluno adquiriu conhecimentos em um determinado campo de saber.
2.De Formação Específica
-curso em campo de saber que a Instituição de Ensino Superior (IES) possua graduação reconhecida
-carga horária mínima de 1.600 horas em, no mínimo, dois anos letivos
-conduz a diploma de curso superior
Diploma: Curso Superior de Formação Específica.
Continuidade de Estudos
A critério da IES as disciplinas dos cursos seqüenciais podem ser aproveitadas para ingressar em curso de graduação, sendo necessário, porém passar por processo seletivo.
Os diplomados nos seqüenciais não terão acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu-mestrados e doutorados. Mas, podem ter acesso aos cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização)
Para informações junto ao Ministério da Educação sobre as instituições reconhecidas para Seqüenciais, procure: MEC/SESU – Secretaria da Educação Superior.
Fonte; www.mec.gov.br
Pedagoga, Especialista em Educação para os ensinos médio e superior, Consultora e Assessora Educacional e Pedagógica. Atua na área educacional acadêmica e empresarial há 30 anos. Assessora Educacional do CEINTER - Centro de Educação Tecnológica Interamericano.