CPRecife, TI a Beira Mar

nome

Uma cidade que tem muito a oferecer em termos de tecnologia e soluções inovadores, sempre escutamos muito sobre o Porto Digital e de como Recife incentiva a inovação. Mas depois de participar da Campus Party Recife e visitar a cidade, acho que incentivo é pouco, a cidade transpira inovação.

Localizada no norte do país, foi um dos lugares mais inovadores e inspiradores que visitei, existe muita preocupação ambiental e muita tecnologia sendo desenvolvida aqui, com isso, a cidade tem tudo a ver com a filosofia da Campus Party. Não foi por acaso que ela ganhou uma edição exclusiva para ela.

Logo em frente ao EMPETUR (centro de exposições da cidade), podemos encontrar a estação ciência, uma grande área aberta para quem tem muita sede por conhecimento e curiosidade. A poucos kms podemos chegar em Recife Antigo aonde se localiza o Porto Digital, conhecido por ser o Polo de tecnologia da cidade.

nome

O evento é um pouco menor do que o de SP, a área expo tem cerca de 5 estandes, o mais chamativo era o cubo de conteúdo da telefônica. Na ARENA, os palcos também são menores e nota-se que o evento estava bem focado em empreendedores e ideias, principalmente assuntos sobre cidades inteligentes e que tenham um perfil mais sustentável.

nome

Uma coisa que me chamou atenção foi o número de mulheres que participaram do evento, geralmente eventos de TI tem pouca participação feminina, apesar disso estar mudando, aqui em Recife está acima da média. As áreas que tinha mais público eram as de Social Media e Games. Todas as palestras tiveram conteúdo impecável, tinha tanta coisa legal sendo discutida e acontecendo que as pessoas até se perdiam um pouco.

Há um esforço da prefeitura e das empresas para atraírem mão de obra qualificada para essa região, apesar de ter muitas ideias, projetos e startups surgindo a todo o momento, a cidade fica meio carente de pessoas qualificadas.

Existem diversos laboratórios de tecnologias, grande parte doados e apoiados por empresas grandes, como Intel, Microsoft e afins, sem falar na infra das faculdades daqui. Da até um pouco de inveja, tudo está perto e se você ficar muito estressado tem praia e sol para você relaxar! Depois da CPRecife, mudei um pouco meu pensamento sobre o evento.

Em geral, muitos costumam falar que a edição de Recife é menor do que a de SP. Estão enganados, ela e bem diferente, vendo a diversidade de pessoas e o conteúdo que foi produzido, só tenho uma coisa para falar: ÓTIMA CAMPUS! Com certeza quero voltar.






Colunista

Richard Brochini

Richard Brochini, trabalha a 8 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Vencedor da categoria Jogos Mobile na SBGames 2008, ganhador do prêmio Porto Seguro como melhor jogo on-line, vencedor de melhor jogo feito para Tv Digital da TOTVz, dentre outras competições. Formado em Ciência Da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi ,Certificado pela Impacta Tecnologia. Procura sempre aprender novas tecnologias, com esse diferencial, está sempre capacitado para atender os principais projetos da área. Hoje em dia está muito empolgado com a onda Smart Watch e já desenvolveu alguns protótipos.
Para entrar em contato: Richard@brochini.com



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445