Campus Party 8 e as tendencias de TI

nome

A Campus Party acontece anualmente em SP, sempre podemos observar tendências, saber em que as empresas estão investindo e qual o perfil de pessoas e projetos que o mercado esta disposto em investir.

Acho bem interessante observar o quanto o perfil empreendedor esta em alta hoje. Procura-se pessoas que estejam dispostas a algo mais além do que apenas trabalhar para alguém, procura-se aquele que queira construir e contribuir com ideias que vão além de um simples produto.

Uma tendência que me deixa muito animado, é saber que a famosa arte de programar esta se tornando menos abstrata, finalmente programadores web podem se orgulhar de estarem presentes em tudo. Isso inclui produtos físicos, nunca se falou tanto em criar produtos, a IoT ( Internet of Things ) chegou para ficar e com isso os programadores acostumados a ficar apenas no mundo virtual devem se adaptar e ter consciência que além do abstrato ele deve lidar com “coisas vivas” e isso pode ser tão empolgante como também, assustador. Drones pelo ar, robôs que andam por ai e casas tecnológicas, tudo feito através da internet, estamos falando de webservices com suas a APIs, linguagens dinâmicas de script e orientadas a objetos e claro tudo pode ser integrado de forma distribuída sem precisar de um servidor central.

O nosso futuro nunca esteve tão presente na vida das pessoas, claro que infelizmente isso acaba trazendo mais responsabilidade para os desenvolvedores, esses “bruxos” modernos, devem pensar em um sistema como um todo, sair do básico servidor + acesso e ir além, pode parecer confuso no começo, mais temos empresas investindo pesado nisso e a Campus Party 8 está aí para provar que os profissionais precisam evoluir.

nome

A Ford está abrindo sua plataforma para carros inteligentes e deixando que os programadores sejam capaz de integrar seus produtos com os carros dela, qualquer coisa pode ser feita, algum de vocês já pensou em programar um carro? Não estamos no nível super maquina ainda, mais acredite, apenas alguns anos nos separa.

A Fiware pela terceira vez desafiando todos os programadores a pensar além de uma tela preta, o premio oferecido de 20 mil reais já deixa claro o quão serio e lucrativo está ficando essa historia, não?

A telefônica investindo em IoT, mostrando para as pessoas que com uma placa arduino raspberry pi você pode, sim, construir coisas que não apenas facilitam, mas podem mudar a forma que as pessoas interagem com objetos e situações do dia a dia.

nome

Uma pequena volta pela campus e você pode ver robôs ganhando vida, drones desastrados perdendo o controle, depois de serem reprogramados, ideias de todo tipo de integração com objetos, um anel que funciona como chave, uma porta que detecta sua presença, um carro que entende que você está com sono e te indica um hotel para você dormir ou ate mesmo dá um “conselho” sobre o estado que você se encontra. Resumindo, a campus desse ano, mostrou como o mundo está se abrindo para possibilidades e ideias, programadores estão ganhando cada vez mais liberdade para sonharem e criarem soluções, basta apenas ter vontade para fazer.

nome

Esse com certeza vai ser o ano que finalmente vamos sair do abstrato e passar a fazer parte e diferença na vida das pessoas.



Colunista

Richard Brochini

Richard Brochini, trabalha a 8 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Vencedor da categoria Jogos Mobile na SBGames 2008, ganhador do prêmio Porto Seguro como melhor jogo on-line, vencedor de melhor jogo feito para Tv Digital da TOTVz, dentre outras competições. Formado em Ciência Da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi ,Certificado pela Impacta Tecnologia. Procura sempre aprender novas tecnologias, com esse diferencial, está sempre capacitado para atender os principais projetos da área. Hoje em dia está muito empolgado com a onda Smart Watch e já desenvolveu alguns protótipos.
Para entrar em contato: Richard@brochini.com



Mais artigos sobre negócios web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80