Com novas tecnologias surgindo no mercado, aparecerão consumidores mais ávidos e exigentes. A ordem do marketing contemporâneo é relacionamento.
Não é apenas vender, é manter contato, ouvir o que o cliente tem a falar, dar voz para esse público, se essas empresas estão no meio do caminho, com certeza terão sucesso em seus negócios e aquelas que começarem a desenvolver esse tipo de estratégia, poderá não conseguir acompanhar a concorrência, uma vez que o mercado nunca pára de desenvolver-se.
Segue abaixo alguns exemplos de Marketing Contemporâneo:
Marketing de Responsabilidade Social
A Natura é uma empresa que se destaca em sustentabilidade, desde a produção até o operacional, faz disso parte da estratégia da empresa, pois adquire mais consciência e respeito ao meio ambiente.
Um ponto importante é que não foca apenas no consumidor mas em seus stakeholders (pessoas ou empresas que podem ser influenciadas por ações de uma organização). A quebra de paradigmas usando o conceito de usar mulheres de idade às consumidoras em sua comunicação.
Também fez dos colaboradores, os proprietários da marca, nos anos 90.
Muito tem se falado da sustentabilidade, porém acredito que nada pode por em prática, se cada um de nós tomarmos uma consciência sócio-ambiental. E não se refere apenas em assuntos envoltos do Rio+20 que reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes, e sim em cada um de nós.
Marketing Político envolve a estratégia do marketing direto.
O sucesso da campanha do Presidente Barack Obama foi desenvolvida em 2008 por Giancreco, estrategista de marketing e responsável pelo eleitorado do presidente.
Sua arma foi o conhecimento de dados pesquisados, qualitativos e quantitativos, incluindo assim um profundo estudo de perfil do eleitorado de determinada região dos Estados, com seus costumes e dados de consumo, além de renda, sexo e religião. Todavia foi utilizado como via mais rápida, as redes sociais, em que fora criado um “Hangout” com parceria com a Google para que cidadãos comuns pudessem expor suas dúvidas e ou questões diretamente com o presidente ao vivo.
Uma das questões relevantes foram sobre o tipo de visto, conhecido como, H1B, na falta de mão-de-obra qualificada, o empregador americano possa contratar temporariamente vagas para o estrangeiro.
"Por que o governo continua se preocupando com a emissão do visto H1B quando existem muitos americanos, assim como o meu marido, que não conseguem arranjar um emprego?", perguntou Jennifer de Texas.
Intessante foi a resposta dada pelo presidente, “mande o currículo de seu marido para mim”.
Sobre o panorama eleitoral brasileiro, teve o foco do uso da estratégia nas eleições do ex-presidente Lula, Duda Mendonça foi o estrategista por trás do sucesso da campanha, como já dito Mendonça, todo plano deve ser desenvolvida de 3 fases: Diagnósticos, Estratégias e o Eixo fundamental.
Marketing de Relacionamento e o uso do crowdsourcing
O case da FIAT, feito pela Agência Click Isobar, onde a companhia fez questão de criar um projeto online no qual o próprio consumidor poderia sugerir ideias na fase do desenvolvimento do carro. Também foi o primeiro carro desenvolvido com o conceito em crowdsourced e como fez o uso do marketing de relacionamento.
O projeto alcançou um sucesso mundial, mais de 1,5 milhão de visitantes, 15,3 mil cadastrados (em mais de 100 países), e milhares de ideias que geraram 3 mil desenhos dos designers contratados pela empresa.
Para quem desconhece o conceito, o crowdsorcing é uma das práticas usadas em colaboração com outros profissionais afim de atingirem uma meta ou um objetivo, para as empresas o custo é certamente mais barato, ao contrário do outsourcing que é usada como terceirização de mão-de-obra qualificada.
Marketing de Posicionamento, como ferramenta agressiva
Um ótimo case foi o da Nissan, que usa a ferramenta como uma forma agressiva de mostrar que ficou para ficar no mercado, apesar dos problemas referentes, a Conan já tirou a pedido da concorrência alguns comerciais feitos pela companhia.
O mais impressionante foi a forma de se desculpar, e como maneira progressiva manteve claro, que seus produtos são melhores que as das outras.
Ousadia, criatividade, e porque não mencionarmos, tentativa de conquistar um público diferente, fez com que a Nissan se tornasse a favorita em originalidade.
Marketing Holístico, como ferramenta ética
Não poderia deixar de mencionar a importância do uso do Marketing Holístico nas grandes e pequenas empresas.
Segue logo abaixo uma interessante imagem que define o processo dessa ferramenta.
Partindo desse pressuposto o consumidor busca não apenas o produto final, a busca da procedência, de onde veio, como foi fabricado, trazem para as empresas, consumidores conscientizados.
Casos como o da Arrezo que utilizaram peles de animais em seus produtos, criou um grande “buzz” na internet, ou então outro caso que foi da marca Zara, no qual seus produtos eram feitos a partir de condições subhumanas.
Um caso de sucesso foi o da companhia Ipê, que apesar de ter criado apenas um departamento de marketing para funcionar em 2002, porém sempre foi preocupada com inovação. Também teve um destaque na mídia onde consecutivamente foi eleita na categoria Conservação Ambiental por quatro anos.
A fim de buscar ascensão empresarial, foi feito uma reengenharia no processo interno da companhia, onde seu objetivo era conhecer o consumidor.
As pesquisas foram qualitativas e quantitativas para apontar os valores que a Ypê era conhecida no Mercado.
Além das características mais esperadas, como limpeza e perfume, a empresa identificou atributos como transparência, confiança e natureza. A natureza, além do nome, vem também da leitura que os consumidores fazem das embalagens, vendo que são recicladas e que os produtos são biodegradáveis. Para reforçar a ligação da Ypê com o meio ambiente, foi desenvolvido um novo logotipo, a gota d’água, item essencial para a Ypê, tanto no processo de fabricação do produto, quanto no uso.
A preocupação em oferecer algo de qualidade com preço acessível está ligada também ao foco em sustentabilidade, que passa por três pilares: econômico, social e, finalmente, ambiental. E a missão da Ypê é unir esses três atributos. “Não adianta fazer um produto ecologicamente correto e cobrar caro por isso, pois serão poucos os consumidores que terão condições de usá-lo e, consequentemente, não haverá o impacto ambiental desejado”
Para manter o ritmo de lançamentos, a Ypê continua os estudos para novos produtos e reforça cada vez mais o relacionamento com os consumidores. Recentemente, a marca lançou perfis no Twitter e no Facebook.
Formada em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, estudante de pós-graduação em Comunicação Corporativa com ênfase em Marketing, editora do blog Conteúdo em Foco (http://www.conteudoemfoco.com.br), trabalha como analista de conteúdo na Eslováquia.