Porque seu sobrinho não deve fazer o site da sua empresa
Este é um texto que poderá fazer muitos tios, aqueles mesmo que são donos de pequenas e médias empresas, refletirem sobre ter um site na web. Em primeiro lugar, deve existir um motivo para querer ter um site na web. Provavelmente não é porque está na moda ou porque todas as empresas concorrentes têm. Ter um site na Internet significa divulgar sua marca, mostrar o que sua empresa faz e ou já fez.
Agora, vamos ao motivo que faz com que muitos “tios” coloquem o “sobrinho” para fazer o site da empresa. Dinheiro é o nome. Para que gastar muito dinheiro em uma agência de publicidade se tem aquele moleque micreiro, que passa horas na frente do computador, que sabe de tudo um pouco, de HTML, passando por Dreamweaver, Photoshop, até Flash com ActionScript. Oras, se o sobrinho sabe mexer em todas as ferramentas, para que gastar tanto dinheiro contratando especialistas. Afinal, o “sobrinho” faz cobrando quase nada, com botão em Flash e música de fundo. É tudo o que o site do “tio” precisa.
Esse modo de pensar, que deixa todo Web Designer inconformado, não é uma coisa muito difícil de se ver. Os “tios” de todos os lugares exibem os sites feitos pelos “sobrinhos” para seus clientes, achando que estão fazendo uma coisa boa para a sua empresa
A impressão que um site passa é muito importante para o cliente. Assim como as pessoas evitam comer em alguns botecos por serem lugares de aparência suja, que passam a impressão de que a comida não vai fazer bem, pode acontecer com o site da empresa dos “tios”. Enquanto o site com cara de boteco exibe aquela aparência estranha, de sujeira e desorganização, logo ali na esquina tem uma lanchonete, com um visual limpo e organizado, que estimula o cliente a comprar comida. Com site não é muito diferente. Uma má impressão pode causar desconfiança por parte do cliente, ele pode achar que a empresa não é séria ao entrar em um site desorganizado e que não passa as informações adequadamente.
É necessário que os “tios” reflitam sobre o assunto. Fazer um site barato usando profissionais pouco preparados pode trazer uma economia inicial, mas pode trazer também um dano para a marca da empresa. Um planejamento para a criação do site, visando sempre o que o cliente precisa, é a peça chave para que o site atraia novos clientes para a empresa. Enquanto os tios não tiverem essa visão de que a imagem da empresa pode ser prejudicada, os sobrinhos continuarão fazendo os sites, por preços baixos. Mas o resultado final nem os sobrinhos garantem. Por isso é importante que os profissionais que desenvolvem sites tentem mostrar isso para os clientes, para que o trabalho do profissional especializado de web seja respeitado e valorizado.