Um projeto ousado, um exemplo de mobilização profissional. Com mais de 38 mil associados, hoje já não há quem conteste a representatividade da ABRAWEB.
Neste primeiro ano de existência, Edson Romão esteve à frente de uma equipe de trabalho de altíssima qualidade - diretores da Associação, web designers e webmasters que se dispuseram a nos ajudar voluntariamente - com o objetivo principal de divulgar nossa instituição, atrair novos associados por todo o país, incentivar a troca de idéias e a participação ativa dos associados em nosso website e fechar parcerias e patrocínios com empresas interessadas no fortalecimento do setor. Esse trabalho foi feito com grande eficiência, e preparou o terreno para as ações propostas por nossa nova gestão.
Agora que já somos grandes e reconhecidos, assumo a Presidência da ABRAWEB repleto de orgulho e força de vontade. Com a representatividade e o respeito conquistados neste 1o ano, pretendemos concentrar nossos esforços nos seguintes objetivos que serão nossas bandeiras daqui pra frente:
- manter nosso website como um canal de comunicação com e para os associados, através de fóruns de discussão, murais, artigos de colunistas, clipping das principais notícias que interessam aos profissionais do setor, etc.;
- criar e manter novos canais de comunicação além do website, como newsletters semanais e salas de bate-papo;
- filiar a Associação ou obter reconhecimento formal de organismos governamentais e instituições educacionais que legitimem ainda mais nossa representatividade, como conselhos profissionais, ministérios e secretarias, sindicatos trabalhistas e patronais, escolas, faculdades, universidades públicas e privadas e outras associações, fundações ou autarquias que compartilhem nossos ideais;
- lutar pela Inclusão Digital, posicionando-se nas discussões relevantes do tema e sempre defendendo a opinião majoritária de nossos associados;
- realizar acordos e parcerias com associações internacionais que representem as profissões de web designer e webmaster em outros países ou transnacionalmente;
- continuar o trabalho de prospecção de empresas amigas que se interessem em oferecer vantagens a nossos associados, como descontos, cursos gratuitos e ofertas especiais para participação em eventos privados;
- criar um banco de currículos e portfolio de associados visando ajudar empresas a encontrar profissionais qualificados para áreas de atuação de nossos profissionais.
- organizar eventos e palestras com profissionais de renome, não só em São Paulo ou no Rio, mas também em outras capitais importantes do país;
- estudar a viabilidade, e caso seja viável, oferecer planos de assistência médica e seguros privados com descontos especiais para associados ABRAWEB;
- e, finalmente, cobrar do Poder Legislativo, orientar depudados e informar os associados sobre o processo de regulamentação das profissões de web designer e webmaster no Congresso Nacional. Este, desde o início, vem sendo apontado como um dos nossos grandes objetivos, e será seriamente defendido por nossa gestão, para que apenas os cursos devidamente regularizados possam dizer que estão formando web designers e webmasters legitimados tanto pela lei quanto pela ABRAWEB.
Temos muito trabalho pela frente. Contamos com sua fundamental participação.
Um grande abraço, e sucesso em seus trabalhos.
Publicado em 2002
Antonio Carlos dos Reis Junior (Tony Reis), paulistano, formou-se em Administração de Empresas na FGV-SP em 1997, e em 1999 concluiu também ou curso de Direito no Largo São Francisco - USP. Tony Reis foi membro ativo de organizações acadêmicas. Foi Diretor Social e Diretor de Relações Estudantis do Diretório Acadêmico Getúlio Vargas, representante discente do Conselho de Administração da FGV e fundador da Federação Nacional do Estudantes de Administração (FENEAD), e exercendo o cargo de Vice-Presidente Administrativo desta entidade foi um dos idealizadores do Io Concurso Nacional de Projetos Sociais para estudantes de Administração, que hoje está em sua 6a edição contando com financiamento e respaldo internacional do 3o setor.
Após ter trabalhado na Shell Brasil S.A. e no banco Merrill Lynch por quase 3 anos, Tony foi convidado pela Webforce Networks para fazer parte da sociedade, com o desafio de fundar e ser o Diretor Geral do hpG - home page Grátis, um dos maiores fenômenos de audiência da Internet brasileira. Mesmo após a venda do hpG para o iG, Tony Reis continuou sendo o principal executivo do portal até o início deste ano.