O olho humano percorre um determinado caminho quando se visualiza uma informação. Esse caminho é diferente de uma mídia impressa onde existe uma diagonal de leitura. É fundamental que o designer saiba esse caminho para poder explorar os pontos onde a informação vai ser bem aproveitada pelo leitor. Na Internet é a mesma coisa, mas o caminho do olhar é diferente. O web designer tem que saber desses pontos na hora de fazer o seu layout. Existem pontos que são mais importantes que outros
Quando um designer gráfico faz um layout em mídia impressa, o olhar do leitor tende a fazer uma leitura em diagonal começando do canto superior esquerdo até o inferior direito depois o olho volta ao superior esquerdo e faz um Z por toda a extensão da folha. Nesse caminho percorrido o espaço melhor aproveitado é o canto inferior direito pois é o ponto final de todos os movimentos do olhar é normalmente o espaço mais aproveitado para fixar no leitor a logomarca da empresa ou produto. Outro ponto forte é o cruzamento entre a diagonal de leitura e o Z que se localiza um pouco acima do centro da folha. É outro ponto fortemente explorado para fixação de informação. A diagonal de leitura é uma grande preocupação do fotógrafo (principalmente) publicitário já que sabe que necessitará desses pontos para montar a composição da sua foto e torná-la eficaz e agradável ao olhar.
Na Internet, pela proximidade do olho do usuário ao monitor, o olhar tende a percorrer um caminho diferente.Quando uma página abre, o olhar fica fixo no centro da tela e depois corre pra esquerda e volta pro centro, depois ele vai levemente pra direita. Falando em uma pagina que abre todo o seu conteúdo de uma vez.
O centro da tela se torna o ponto de maior fixação de informações do usuário.
Esses movimentos do olhar são psicológicos e involuntários e cabe ao designer saber como funcionam e desse modo trabalhar os pontos de forma a reforçar as informações necessárias.
Quando você trabalha uma imagem e quer torná-la agradável é bom posicioná-la do lado direito da sua tela. Você vai estar trabalhando com o lado positivo do seu receptor. Ele tende a ter uma melhor aceitação do que esta a sua direita. Esta técnica é muito utilizada no cinema e vídeo.
O bandido está sempre à esquerda e um pouco abaixo do mocinho que está localizado à direita. Dificilmente você verá o presidente Bush localizado a esquerda do Saddam Hussein.
O designer deve utilizar a direção visual como sua principal arma, usando linhas, movimentos de imagens que direcionem o olhar do receptor para a informação principal.
O layout deve estar organizado e alinhado para manter um equilíbrio do olhar e uma beleza estética.
Layouts simétricos geram a sensação de sobriedade enquanto um assimétrico gera informalidade.
Designer. Atua como web designer na ABRAWEB e em projetos gráficos, projetos de web e video. Formado em Desenho Industrial, na UNIP e Design de Fotografia na Escola Panamericana de Arte e Design. Pós-graduação em Criação Visual e Multimídia na Universidade Sâo Judas Tadeu.