www.pontofla.com.br abre as portas para revelar novos talentos ao mercado e impulsionar ferramenta da Macromedia.
Afinal, o que o concurso intitulado “pontofla” da Intel em parceria com a Macromedia sinaliza para os web designers brasileiros? Com certeza este evento representa mais do que uma estratégia de marketing da Macromedia para lançar o software Shockwave Flash Web Designer. O diretor de artes da Euro Interraction, Fábio Matiazzi, criador da concepção visual do festival confirma que “esta é uma oportunidade para os web designers exporem seus talentos para o mercado. O momento é de incentivo e de mostrar a cara”, complementa.
“O concurso pontofla foi personalizado como uma nave que conduzirá o web designer a uma viagem de liberdade”, explica Fábio Matiazzi. Toda a estrutura do evento baseou-se nesta concepção. A ferramenta Shockwave Flash Web da Macromedia faz o papel da tal nave que conduzirá os web designers a uma viagem criativa explorando o tema “responsabilidade social”. Os recursos da ferramenta remetem a explorações de formas, conteúdos e cores com grande flexibilidade.
“Existem muitos talentos anônimos que poderão ser revelados a partir deste evento”, garante Fábio Matiazzi. As agências estão de olho. Afinal, trata-se do primeiro concurso do gênero no Brasil, reunindo a parceria de gigantes: a Intel e a Macromedia, seguindo a rota dos países que fazem escola no mundo dos Web Designers. Com esta visão, o pontofla também pode ser interpretado como um evento que propiciará um mapeamento deste mercado, revelando talentos e tendências. Outro aspecto interessante a ser destacado é a participação de jurados de renome internacional. Neste particular, Fábio Matiazzi confirma que, a qualidade das idéias, faz a diferença no festival. Isto significa que a linguagem pirotécnica não impressiona mais. Considerando a dimensão do evento, a expectativa é que os trabalhos de maior expressão conquistem repercussão internacional. Para quem está lá fora a frase mágica que esperamos ouvir é: “olha lá o que os brasileiros estão fazendo!”.
Mesmo na fase de lançamento do festival Fábio Matiazzi garante que a receptividade dos principais portais, especializados em web design é surpreendente. “Tudo indica que este festival tende a elevar o nível dos nossos profissionais. O pontofla tem tudo para ser visto no futuro com o status semelhante ao que o festival de Cannes tem para o cinema”, compara Matiazzi. Esta observação atesta que o prêmio máximo do vencedor será mais que virtual. Trata-se do glamour, reconhecimento e o status de vencer um concurso explorando uma ferramenta top de mercado, o Shockwave Flash Web. Claro que os prêmios materiais também são bem vindos.
Os caminhos da profissionalização
A análise de Fábio Matiazzi, um web designer conceituado, é de que este tipo de concurso também valoriza o mundo dos programadores. “O mercado carece de grandes programadores para suprir as demandas das agências”, afirma Fábio. O tema programação ganha evidência especial neste tipo de festival, destacando a inteligência e recursos dos programas. Tudo isso representa amadurecimento do profissional que encontra ambiente de troca de informações e intercâmbio conectado com a visão dos caminhos de mercados futuros. As grandes empresas vislumbram o advento das tvs interativas e as agências off lines. Num prazo de 3 a 4 anos o mercado tende a ganhar novo impulso revolucionário e os profissionais que estiverem antenados com festivais deste porte com certeza terão lugar garantido. Vale lembrar que Fábio Matiazzi pensou em todas as especificações técnicas para encaminhamento das peças para julgamento. A ABRAWEB reforça a tendência de movimento e organização do mercado em sintonia com a qualidade dos profissionais do ramo.
Diretor de criação, produção e conteúdo e designer na Vetor Filmes.