Tendência: Low-Poly

O Low Poly é um efeito para animações, clipes ou filmes que foi bastante utilizado este ano e promete ser mais explorado em 2014.

Esse efeito representa uma malha de polígonos nos gráficos 3D que apesar de ter um número reduzido de polígonos, é capaz de formar grandes imagens.

nome

Todos os modelos 3D são feitos de polígonos. Quanto mais polígonos o modelo tem, mais detalhado o modelo será. Geralmente, no processamento da imagem a técnica é usada para suavizar os polígonos e dar a aparência de superfícies contínuas.
O Low-Poly é uma decisão consciente de usar menos polígonos na fase de modelagem, para criar um modelo mais simples, mais abstrato. No entanto, isso não significa que a modelagem Low Poly é de baixa resolução.
Técnicas de processamento sofisticadas, efeitos de luz e de sombra são utilizadas para criar uma aparência altamente realista do objeto simplificado. É por isso que o Low Poly lembra origami, que também teve renascimento nos últimos anos.

nome

Há um desejo de artistas e designers para criar algo que não tente imitar a realidade, e que seja mais abstrato e tente capturar a essência de um objeto em vez de representá-lo da forma mais realista possível.

nome

O Low Poly é uma estética retro futurista, na medida em que consegue remontar o passado e o futuro, ao mesmo tempo.
É uma tendência que terá mais evidência em 2014 e promete trazer inovação para as criações.



Colunista

Mauro Faccioni Filho

O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng.,  é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação).  É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.



Mais artigos sobre web design

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445