Tendência: Flat Design

Como o nome já diz, Flat Design nada mais é do que Design Plano. Você já deve ter ouvido ou lido alguma coisa sobre esse novo conceito. Para que serve? Quais as características? Como aplicar? Continue lendo o Editorial ABRAWEB e saiba mais sobre essa nova tendência.
O Flat design vem conquistando seu espaço há mais ou menos dois anos no mundo de interfaces digitais. Uma de suas primeiras aparições foi com o lançamento do Windows 8 no final do ano de 2012 e a segunda, com as novas mudanças da interface do IOS, sistema operacional de aparelhos móveis da Apple.

Flat Design x Skeumorfismo

Para simplificar e entender o que realmente significa esta nova tendência no mundo de web design é preciso entender primeiro o outro lado: o skeumorfismo.
Ficou conhecido quando a Apple introduziu conceitos de ícones realistas.No contexto do design, se refere a um elemento digital projetado para parecer como algo do mundo físico, como por exemplo, o mural do Pinterest. Mas com o passar do tempo, menos pessoas precisavam desses truques visuais para entender a função de um ícone e o skeumorfismo se tornou um estilo exagerado.

nome
O skeumorfismo é comum em plataformas, apps e redes sociais. (Imagem retirada do site www.gizmodo.uol.com.br)

O Flat design então surge para “limpar” o acúmulo de recursos visuais como sombras, relevos, texturas e outros e se utiliza da pura simplicidade dos elementos, como a utilização de formas simples (círculos, quadrados, retângulos) e da clareza do layout. Nesse estilo você precisa saber usar bem as cores, já que a paleta de cores é muito mais colorida do que a de outros sites. Os tons tendem a ser vibrantes e sem tonalidades. Aqui, as cores primárias e secundárias são populares e cores retros, incluindo salmão, roxo, verde e azul – são especialmente utilizadas.
Veja AQUI a paleta de cores mais usada no Flat Design.

nome

Funcionalidade

Pensando na experiência do usuário, aplicando o Flat Design em mobile sites e apps, por exemplo, onde a quantidade de ícones e botões são menores, a interface plana será muito mais prática e agradável de usar. O conteúdo será sempre o mais importante.
Assim como as cores, a tipografia é de extrema importância nesses casos. Opte por fontes não muito produzidas, elas podem ficar estranhas em meio a um projeto minimalista e flat. Lembrando que a cor da fonte também deve estar em harmonia com o resto do layout.

Flat Design e Minimalismo

Esses dois conceitos andam de mãos dadas. A regra é evitar muitos detalhes que não são necessários na concepção geral do site. Cores e textos simples podem ser o suficiente. Modernistas defenderam as mesmas ideias desde a virada do último século: não coloque detalhes exagerados que não ajudam funcionalidades, seja honesto com materiais e estruturas e não crie uma frente falsa para fazer usuários se sentirem seguros.De certa forma, “flat design” não é nada novo, é apenas uma versão contemporânea do modernismo.

nome

O mundo caminha para se tornar flat, mas ele não vai ser flat para sempre. O Flat Design vai se estabelecer e algo virá depois, uma nova tendência surgirá e vai agradar os olhos de web designers e clientes.
Qual será o próximo conceito?



Colunista

Mauro Faccioni Filho

O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng.,  é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação).  É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.



Mais artigos sobre web design

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445