Com o grande crescimento do uso das redes sociais por pessoas e empresas, principalmente nesse período de distanciamento social, surgem os golpes. Golpes no Instagram e WhatsApp estão cada vez mais frequentes e consistem no envio de uma mensagem solicitando um código. Assim os golpistas podem acessar seu celular e começam a pedir dinheiro emprestado para a sua lista de contatos. Sem dúvida há outras modalidades de golpes pela internet, mas o objetivo desse post é ajudar você a tornar seus aparelhos imunes a eles.
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer, não só nas suas redes, mas em todos os sites que você possui cadastro com senha é o cadastro de uma senha forte. Uma senha forte consiste em uma senha longa, com pelo menos 8 caracteres. O uso de palavras aleatórias ou frases “sem sentido” é um bom recurso.
Não use nenhuma palavra relacionada a você ou à sua vida. Datas de aniversários também devem ser evitadas.
Para que ela fique ainda mais forte, use combinações de letras, maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais (@#$%*&) e números. E por último, não use a mesma senha para todas as redes e sites.
A segunda coisa, muito importante, a ser feita para ter mais segurança na suas redes sociais e a verificação em duas etapas. O WhatsApp e o Instagram possuem essa função e aqui vamos ensinar como ativá-las.
WhatsApp:
No aplicativo vá em Ajustes/Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar. Depois configure um PIN que será solicitado sempre que o aplicativo necessitar verificar o acesso.
Instagram:
No aplicativo vá em Ajustes/Configurações > Segurança > Autenticação de fatores. Direto no aplicativo você seleciona a melhor forma de receber o código de autenticação e configurar uma senha para autenticação.
Editorial Abraweb