DNS e DNSSEC for dummies

Quando você visita um site através do seu navegador ou quando você envia um email, a Internet precisa saber em qual servidor o site e o e-mail estão armazenados para poder responder a sua solicitação. A informação da localização destes servidores está em um servidor chamado DNS (Domain Name Server).

Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que responderão por este domínio. O processo para a descoberta dos servidores que respondem por um domínio é denominado “resolução do nome” ou “resolução do domínio”.

O navegadores e os sistemas clientes de e-mail solicitam que a Internet faça a resolução do domínio para apresentar um site, ou enviar um e-mail. Esse processo é totalmente transparente para o Internauta, o usuário apenas digita o site que quer visitar e o navegador descobre em qual servidor o site está hospedado e em seguida solicita para o servidor de hospedagem que envie a página inicial do mesmo.

Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS. O DNS primário é o primeiro sistema a ser consultado no momento da resolução do nome, caso o servidor DNS primário esteja em manutenção, o servidor DNS secundário é consultado, e assim sucessivamente.

Devido ao intenso tráfego da Internet e devido a segurança da rede, a estrutura do banco de dados DNS é distribuida e hierárquica, ou seja, ao invés de um banco de dados central e único com informações de todos os domínios, a resolução ocorre consultando-se diversos servirdores DNS e sua resolução é hierárquica, ou seja, um servidor DNS pode apontar para outro servidor DNS e assim sucessivamente.

Continua…



Colunista

Ricardo Vaz Monteiro

Ricardo Vaz Monteiro (www.vazmonteiro.com) é diretor executivo do Nomer.com, 1a. empresa credenciada à ICANN para registro de dominio (www.nomer.com.br) na América Latina, autor do livro Escolha seu .com (www.escolhaseu.com, Google Adwords - A arte da guerra (www.adwords-arte-da-guerra.com.br) e jurado do prêmio iBEST.



Mais artigos sobre infraestrutura

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445