A tecnologia CDN e como ela pode ajudar seu site

Devido ao grande número de informações e a rapidez com que elas são veiculadas, as pessoas estão cada vez com mais pressa e menos paciência para esperar. Isso é ainda mais notório quando falamos em internet. Ao digitar um site em seu navegador, você quer que ele abra rapidamente, caso contrário você buscará em outro site o que procura, certo?

Se você tem, ou pretende ter um site para publicar seus conteúdos, é importante saber que seus visitantes não querem esperar. Para que seu site seja rápido o suficiente e aguente o fluxo de visitas, é preciso tomar alguns cuidados.
Desde o layout até os códigos é preciso atentar-se para a simplicidade. Códigos limpos, layouts mais simples e imagens menores já ajudam, e muito, na usabilidade do seu site.

Uma tecnologia indispensável pra quem quer rapidez em sua página é a tecnologia CDN (Content Delivery Network). Muitas vezes, as empresas de hospedagem não estão preparadas para suprir as demandas de tráfego do seu site, é aí que a CDN atua. Quando você contrata esse serviço, o tráfego entre os visitantes e o servidor de hospedagem diminui significativamente, tendo assim, menos risco de queda do servidor quando há muito acesso e mais rapidez na hora de carregar a sua página. Isso acontece porque a CDN atua como um “meio de campo” entre o visitante e a hospedagem, uma vez acessado o seu site, a CDN pega as informações com o seu servidor e as guarda para que em uma próxima visita ele não precise ser acionado. Ou seja, o tráfego fica entre o visitante e a CDN, deixando o caminho para o seu servidor de origem mais livre.

Além disso, com essa tecnologia você pode economizar nos recursos de infraestrutura. Ou seja, como você utilizará menos os dados que vem diretamente do seu servidor, não correrá o risco de ultrapassar a quantidade de dados que contratou, deixando espaço livre para quando você fizer uma atualização importante ou até mesmo fizer uma ação de marketing que atrairá uma enxurrada de visitantes.

Lembre-se que um site rápido melhora muito o engajamento dos visitantes. Consequentemente as conversões em seu e-commerce ou a receita de publicidade de seu blog também aumentam, pois não haverá desistência das pessoas na hora de acessar.

Hoje, uma das empresas que oferece este serviço é a GoCache. Uma plataforma CDN de última geração, que turbina a performance, disponibilidade e segurança de qualquer website, de um jeito simples e rápido.
Além da capacidade de acelerar a entrega de conteúdo estático dos sites, o grande diferencial está no SmartCache, que é uma tecnologia própria capaz de armazenar e distribuir também o conteúdo dinâmico dos sites, proporcionando um grande ganho de performance e diminuindo bastante a utilização de recursos no servidor de origem (como já explicamos acima).

Atualmente a GoCache oferece o SmartCache para sites em Wordpress, Magento e Joomla, em qualquer plano, e para habilitá-lo basta um clique, sem necessidade de adicionar novas linhas de código e nem de instalar plugins.

Veja como funciona clicando aqui.



Colunista

Mauro Faccioni Filho

O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng.,  é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação).  É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.



Mais artigos sobre infraestrutura

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445