Gostaria de fazer uma comparação entre arte e design. Não tenho objetivo de levantar polêmica e sim de conscientizar que um projeto de web ou um projeto gráfico requer conceito, informações técnicas para a finalização com qualidade, requer muito conhecimento e criatividade...muita criatividade. Já ouvi muitos designers, ou pessoas que se dizem ser designers, que design não é arte porque não é forma de expressão, porque tem vários pré-requisitos para o desenvolvimento do design, da imagem, da comunicação visual. Que é preciso pensar na campanha publicitária por um longo período , que o público alvo é assim ou assado. Bom, eu particularmente discordo dessa idéia de que por conta de um planejamento, restrições e briefing que nós designers temos que seguir, dizer que design não é arte. Para mim quando crio um layout, ou para o universo web ou para a indústria gráfica utilizo os conceitos técnicos junto com elementos artísticos.
Voltando no tempo, a partir do século XV. Artistas renomados eram contratados pelas famílias nobres, ou governantes para realizarem pinturas (retratos) e esculturas, enfim, criarem obras de arte. Dessa forma era um serviço contratado. O artista contratado, dependendo do serviço, passava um orçamento. Possivelmente, em determinados casos, contratava outras pessoas para lhe ajudar como o especialista em pintar céu, outro especialista em retratar tecido, outro mestre na alquimia das cores. O artista (contratado) tinha um prazo para entrega, ele tinha que pintar um tema coerente com o pedido e claro com aprovação de seu cliente. Suas ferramentas eram pincel, tintas. Criava os personagens, os cenários, fazia estudo de cor. E o resultado final ninguém tinha dúvida que era uma obra arte.
Nós designers trabalhamos da mesma forma. Somos contratados por um cliente que solicita um serviço onde temos que criar e conceber, ou seja “dar vida” ao pedido. Muitas vezes temos que contratar outras pessoas, os freelancer, para contribuir com a concretização, qualidade ou prazo do serviço. Utilizamos ferramentas também como os artistas de antes, mas o pincel e outras ferramentas usadas trocam de nome para os Photoshops, Illustrators, Flashs, e porque não as linguagens como CSSs, Htmls, Actions Scripts, enfim temos que ter conhecimentos técnicos mas nunca podemos perder a criatividade, perder o conceito, temos que ser verdadeiros artistas.
Talvez em alguns casos onde o cliente faz o pedido, onde somos cercados pelas informações do briefing, onde não podemos criar livremente não seja a maior e melhor expressão de arte, mas mesmo assim ainda é arte. Se arte é forma de expressão e se várias obras de arte foram concebidas com todas normas e exigências, acredito que muitas vezes o próprio autor dessas obras não puderam usar todas suas formas de expressão pelo fato de ser uma demanda, com nós designers, ocorre a mesma coisa, não podemos usar sempre toda nossa forma de expressão por limitação do briefing, ferramentas ou tecnologia, mas tenho certeza que os melhores trabalhos de design tem muita criação e expressão artística.
Iniciou sua carreira em 1997. Criação de design gráfico e digital para agências e empresas de diversos segmentos. Ilustração, tratamento de imagens, composição de filmes, animações, webdesign e fotografia. Conhecimento multidisciplinar na área do design. Foi integrante da equipe ABRAWEB.