Transito Gentil, um Game para se divertir.

Há um tempo, a porto seguro estava com a campanha do “Transito Gentil”. Hoje, depois de muito tempo, posso falar um pouco sobre o game e postar as fontes para outros desenvolvedores.

O game segue uma ideia bem simples baseado nos conceitos do livro A Theory Of Fun For Game Design, escrito por Raph Koster. Partindo dos mesmos princípios, decidi criar um casual game, aonde o jogador se colocar na tarefa de “administrar” o transito de uma avenida e punir os carros que não estão sendo “gentis”, com os outros.

Depois da ideia do jogo, precisamos definir agora a mecânica do mesmo. Nesse caso optamos por “clicks” do mouse em cima dos carros, caso o jogador acabe punindo por engano algum motorista que esteja sendo “gentil”, ele perde uma vida, caso ele cumpra seu dever e acerte qual carro está errado, ele ganha pontos. Ao conseguir acumular pontos suficientes ele passa de nível.

No jogo, foi definido três tipos de penalidades diferentes:

- Dirigir alcoolizado/bebendo
nome

- Dirigir falando no celular
nome

- Dirigir em alta velocidade
nome

Depois de definir as regras, ganhos e penalidades, vamos fazer a nossa HUD (termo usado para definir o painel do jogador),então para isso precisamos definir quais as informações relevantes para o nosso jogador sempre ter em mãos, elas foram:

- Vidas
- Pontos
- Nível
- Valor de cada penalidade
- Um personagem para o jogador se identificar

nome

Pronto, já temos as regras, a HUD, enfim… já definimos tudo que um jogo precisa ter, agora vamos para a parte mais divertida… PROGRAMAR!

Por ser um game simples, dividi ele em três partes.

- Scene, lugar aonde vou controlar cenários, juntar os elementos e ter o loop do game.
-Carros.class, responsável por criar os carros no jogo e definir se são carros simples ou carros penalidades.
-Regras, classe dentro do próprio fla, responsável por punir ou presentear nosso jogador de acordo com as ações dele.
nome


Pronto depois das regras definidas, interface feita e código pronto, agora vamos jogar:
http://richard.brochini.com/citygentil.swf
Para quem quiser baixar o código fonte do game, segue:
http://richard.brochini.com/fonteGentilCity.rar



Colunista

Richard Brochini

Richard Brochini, trabalha a 8 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Vencedor da categoria Jogos Mobile na SBGames 2008, ganhador do prêmio Porto Seguro como melhor jogo on-line, vencedor de melhor jogo feito para Tv Digital da TOTVz, dentre outras competições. Formado em Ciência Da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi ,Certificado pela Impacta Tecnologia. Procura sempre aprender novas tecnologias, com esse diferencial, está sempre capacitado para atender os principais projetos da área. Hoje em dia está muito empolgado com a onda Smart Watch e já desenvolveu alguns protótipos.
Para entrar em contato: Richard@brochini.com



Mais artigos sobre games

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445