Tendência: Mobile First

SAIBAMAIS

Em nosso editorial "Mobile Site: Desenvolvendo sites para dispositivos móveis" explicamos um pouco sobre como desenvolver um site para dispositivos móveis, já que estes vêm sendo cada vez mais utilizados. Diante disso, um novo conceito vem sendo aplicado e tem tudo para ser cada vez mais utilizado.

Você já deve ter ouvido falar sobre Mobile First, mas sabe o que ele realmente significa?
Este conceito pode mudar a tradição de se fazer um site primeiro na versão desktop e só depois transformá-la em mobile.

A idéia é basicamente: desenvolva primeiro para mobile e depois para desktops.

Com o crescente uso de smartphones e tablets, a idéia de pensar primeiramente no desenvolvimento de um site para desktops e notebooks parece um pouco ultrapassada. Partindo desse princípio, o novo conceito de Mobile First além de oferecer a vantagem estatística, já que a quantidade de pessoas que acessam a internet mobile deverá triplicar em 2013, oferece também outra idéia bem interessante: como citamos em nosso editorial, na hora de desenvolver um site mobile, conteúdo demais acaba atrapalhando. Por esse motivo o designer tem que focar em informações realmente relevantes para seus usuários. Logo, se um site é desenvolvido primeiramente na versão mobile, na hora de pensar em sua versão ampliada, informações e conteúdos não necessários já terão sido descartados, deixando assim o site muito mais limpo e agradável mesmo na versão desktop.

Os aparelhos móveis estão cada vez mais potentes e o número de usuários só cresce, o que vocês acham sobre esse novo conceito? Já utilizaram o Mobile First?
Dê sua opinião.










Colunista

Mauro Faccioni Filho

O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng.,  é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação).  É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.



Mais artigos sobre desenvolvimento web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | Av. Queiroz Filho, 1700 bl C, sl 411 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP CEP 05319-000 | CNPJ 05037868/0001-80 tel. 11 2368-2445