Ferramentas de Código Aberto

Os softwares livres são uma presença constante no dia-a-dia do desenvolvedor web. Uma das linguagens de programação mais usadas para criação da estrutura dinâmica de sites é o PHP. A popularidade dessa linguagem se deve em grande parte ao fato dela ser um módulo oficial do servidor HTTP Apache, que por sua vez representa algo em torno de 50% dos servidores da World Wide Web hoje em dia. Mas não é só isso. Programar em PHP é relativamente fácil, é uma linguagem que "conversa" amigavelmente com o HTML, é orientada a objetos, é compactível com várias plataformas e, não se esqueça, é gratuita.

Uma vantagem em se usar aplicativos de código aberto é que eles estão em constante melhoria. Isso porque a filosofia por trás do software livre é justamente que ele seja melhorado e adaptado às necessidades de cada desenvolvedor. No frigir dos ovos, a maioria dos problemas que existem nessas ferramentas é solucionada antes mesmo que você pense neles. Basta manter a instalação sempre atualizada com a versão mais recente do software, que normalmente fica disponível para download nos sites oficiais. (veja exemplos abaixo)

Suponha que você precise de uma ferramenta que facilite sua vida em conexão com banco de dados. Se você é um programador terá que criar um script que faça isso. Depois terá de testar, para ter certeza que seu desempenho é condizente com a necessidade do site que você administra. Com os testes, novos bugs. Capturados esses primeiros bugs você testa a ferramenta no ar e, se o site tem um tráfego intenso, você provavelmente vai notar que o script que criou não funciona sob determinadas circunstâncias. E só então, encontrados e solucionados esses novos problemas (batamos todos na madeira), que poderiam ter causado até mesmo a perda de dados importantes, é que sua ferramenta está realmente pronta para ser utilizada. Calcule o tempo e o trabalho que isso gera.

Agora imagine se você tem na Internet um script que, testado e melhorado por desenvolvedores que se dedicam a ele, funciona perfeitamente, faz o que você precisa com uma facilidade escandalosa e ainda vem com uma série de funcionalidades úteis (tudo isso de graça, claro). Existem diversos sites que funcionam como repositório, ou bibliotecas públicas de scripts criados em PHP. O meu preferido é o PEAR (http://pear.php.net/). Alguns dos objetivos da equipe do site são: gerar uma biblioteca de aplicativos com código aberto para usuários PHP, criar um sistema de distribuição e manutenção de pacotes de código e sugerir um "padrão" organizado para a criação desses códigos.

No site do PEAR existem diversos pacotes para auxiliar na realização das mais variadas tarefas, desde manipulação de hora e data até formas de criptografia e classes para cálculos químicos relacionados com átomos e moléculas (admito que essas últimas eu não testei).

- Na próxima, leia como utilizar estes aplicativos PEAR.

Sites relacionados:

http://pear.php.net
http://sourceforge.net/
http://www.phpclasses.org/
http://directory.fsf.org/devel/



Colunista

Ricardo Valeriano

Analista de sistemas. Hoje trabalha com desenvolvimento de aplicações na área de consultoria em telefonia. Na atual empresa gerencia uma pequena equipe de desenvolvimento. Fez parte da equipe do portal hpG no suporte, no desenvolvimento, no gerenciamento de mídia on-line e no web design. Trabalhou um ano na equipe bpG, aplicando sua experiência para manutenção e desenvolvimento de sites de comércio eletrônico. Já ministrou treinamentos de html e javascript. Seu currículo de profissional de Internet, mostra também seu talento para design na web.



Mais artigos sobre desenvolvimento web

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80