O aparecimento dos domínios gTLD's e ccTLD's permitiram que a navegação na internet se tornasse muito mais fácil e intuitiva. Afinal, é muito mais fácil do ponto de vista do usuário, lembrar de um domínio do que de um endereço iP. Esta constatação é obvia já que números não tem significado intrínseco, enquanto que nomes de domínios podem possuir significado e portanto podem ser muito mais facilmente resgatados pela memória.
A substituição dos endereços iP's por nomes de domínios ajudou a tornar a Internet este fenômeno mundial que conhecemos.
Infelizmente esta revolução que ocorreu no mercado de domínios não foi seguida por outros mercados. Observe por exemplo o mercado de telefonia. Ainda utilizamos números telefônicos para identificar de forma unívoca um único destinatário. A utilização de números como chave de acesso na telefonia foi definida pela sua praticidade técnica, já que utilizávamos rotary dials. Esta escolha, apesar de tecnicamente prática, é um horror do ponto de vista do usuário, e criou uma gama enorme de mecanismos para ajudar os usuários a manter, resgatar e lembrar os números que lhe são úteis, como por exemplo: agendas de telefones, sistemas de auxilio a lista, páginas amarelas e etc.
Devido ao crescimento do mercado de smartphones, um novo horizonte se aproxima. Por que ao invés de usarmos números telefônicos para fazer chamadas, não utilizamos o nome do domínio como chave de acesso? Este conceito tem sido perseguido por algumas iniciativas que tem tido dificuldade de serem adotadas pelo mercado de massa já que obrigam o registro de domínios em outras extensões que não serão o domínio principal da empresa, já que na mente dos usuários, os domínios.COM é que são realmente conhecidos como os domínios principais das instituições. Além do mais, não faz sentido obrigar empresas a registrar domínios auxiliares em outras extensões, o interesse das empresas e dos usuários é usar o domínio principal da sua empresa ou organização.
Um novo aplicativo para iPhone, BlackBerry e Android, tem se apresentado como uma alternativa muito mais próxima dos interesses das empresas e usuários, o Siter.com
Caso o usuário queira ligar para a Apple, ele disca Apple.com, ele disca o domínio que a Apple divulga e que os usuários já conhecem. Caso o usuário queira ligar para a Revista Vogue, ele disca Vogue.com – A este mecanismo dá-se o nome de domain dialing.
O Siter.com quebra este paradigma do uso de números telefônicos como identificadores unívocos da outra parte, porém sem perder de vista o que os usuários e empresas querem: eles querem usar o domínio principal de seus negócios. O domínio que já é divulgado. O domínio que já é conhecido. Empresas e usuários não querem registrar domínios auxiliares para serem encontrados, querem sim, usar o seu domínio principal!
O domain dialing (patente requerida) possui inúmeros benefícios secundários, por exemplo: Uma empresa poderá registrar múltiplos telefones, debaixo de um único domínio. Este benefício, por exemplo, diminui a obrigatoriedade de divulgação de longas listas de filiais e cadeias de lojas. Além disso, a divulgação do domínio principal da empresa permite que a empresa faça branding, já que normalmente sua marca está intimamente associada ao seu nome de domínio.
O domain dialing também permite que usuários de celulares intuam facilmente qual o domínio a ser usado para discar, o que deve diminuir a dependência a listas telefônicas, agendas de telefones, listas amarelas, e todo o tipo de parafernália que foi criada para resolver uma questão técnica.
A única maneira de substituirmos a cultura do uso dos números telefônicos como chaves de acesso a outra parte é levarmos em conta a facilidade de aceitação destas iniciativas. Não importa quantas iniciativas sejam feitas para associar o mercado de registro de domínios ao mercado de telefonia. Estas iniciativas têm que levar em conta o que é mais fácil e lógico do ponto de vista do mercado de massa e dos usuários.
Ricardo Vaz Monteiro (www.vazmonteiro.com) é diretor executivo do Nomer.com, 1a. empresa credenciada à ICANN para registro de dominio (www.nomer.com.br) na América Latina, autor do livro Escolha seu .com (www.escolhaseu.com, Google Adwords - A arte da guerra (www.adwords-arte-da-guerra.com.br) e jurado do prêmio iBEST.