Como escolher entre um Layout Mobile ou um Layout Responsivo?

Até pouco tempo atrás a grande preocupação ao se desenvolver um portal, um site empresarial ou até mesmo um blog pessoal, era garantir a compatibilidade do código com versões mais antigas do Internet Explorer. Com a crescente utilização de smartphones e tablets uma nova questão surgiu, fazer como que seu site seja visualizado corretamente nas plataformas mobile.

Um novo paradigma de desenvolvimento surgiu, a criação de layouts responsivos. Porém antes de iniciar o projeto devemos levar considerar duas opções: O site mobile dedicado (precedidos pela letra “m” na sua URL) ou o site responsivo (que ajusta seus elementos de acordo com a plataforma no qual é acessado). Para tomar essa decisão, deve-se além de conhecer as diferenças entre as duas opções, saber quais são as vantagens e desvantagens que cada um apresenta. Vamos ver um pouco sobre cada um.

Os sites responsivo tem como principal vantagem, garantir a consistência de conteúdo, o que é essencial para muitas empresas, uma vez que o tema, design e conteúdo que se pretende divulgar será exatamente o mesmo, independentemente do dispositivo que o acesse. A única coisa que será alterada é a disposição e dimensionamento dos elementos para que a largura imposta pelo dispositivo requisitante não comprometa a intenção original, garantindo um branding consistente, além de ter seu conteúdo concentrado em apenas uma URL, o que torna mais fácil divulgar e compartilhar seu conteúdo.

Outras vantagens são o desenvolvimento e a manutenção do site, uma vez que desenvolveremos apenas um layout, ao invés de um específico para desktop e outro para dispositivos móveis. Sem contar a economia no tempo de desenvolvimento ganhasse muito na usabilidade, uma vez que o usuário da versão desktop não terá que “aprender” como encontrar as informações na versão mobile e vice-versa.

Mas nem tudo são flores, a escolha do layout responsivo também tem suas desvantagens. Os sites responsivos devido a sua complexidade demanda uma atenção maior no planejamento. Para que seu carregamento em dispositivos móvel não seja prejudicado, é necessário uma atenção especial no tamanho e resolução de imagens e principalmente em scripts de carregamento. Deve-se levar em conta que mesmo com a evolução da Internet Móvel a velocidade de acesso via desktop é em média 30% mais rápido. De acordo com uma série de artigos publicados pela Google, denominados Make your website work across multiple devices (http://www.google.com/think/multiscreen), os usuários esperam ter a mesma experiência de navegação em desktop nos dispositivos móveis. Com base nos artigos citados, pode se estimar que o tempo de carregamento de um site em um smartphone considerado aceitável pelos usuários está na faixa entre 6 a 10 segundos. Acima disso a maioria abandona o mesmo. O atraso de 1 segundo no carregamento pode significar em até 7% de diminuição da taxa de acessos.

Toda essa complexidade demanda um planejamento mais elaborado e cuidadoso. O que significa maior gasto de tempo e recursos. É importante salientar que estamos falando em desenvolver um layout responsivo do zero, e não de instalar um tema responsivo que já está pronto no Wordpress por exemplo, ou baixar um template responsivo e customizá-lo somente.

Mesmo com o desenvolvimento de sites responsivos ser uma prática que vem crescendo muito (e sem sombras de dúvidas será o padrão de um futuro bem próximo), muitos ainda optam por tem uma versão para desktop e uma versão mobile dedicada.

A principal vantagem de ter uma versão exclusiva para dispositivos móveis é que sempre ela será mais rápida do que a versão responsiva. Isso acontece porque quando o servidor detecta um dispositivo mobile, automaticamente redireciona o acesso para a versão mobile dedicada, e entrega ao usuário uma versão compacta do site, tanto em tamanho de conteúdo, quantidade e resolução de imagens. O que prioriza a velocidade de carregamento e a experiência de usabilidade do usuário.

Os sites móveis dedicados, que comumente tem como URL padrão m.seusite.com.br, geralmente são escolhidos porque já se tem a versão desktop pronta e funcional e além do desenvolvimento de um site mobile ser muito simples, há ferramentas que fazem automaticamente a conversão da versão desktop para mobile. O site da Onbile (http://www.onbile.com) oferece uma gama de ferramentas tanto para conversão como para criação de sites mobile dedicados. É possível criar um site mobile completo em menos de 15 minutos.

Como esperado os sites mobile dedicados também tem suas desvantagens. Talvez a principal delas seja a necessidade de mais de um domínio ou URL. Um exclusivo para a versão desktop e outro para versão mobile. Isso pode implicar em uma demanda maior de atenção no processo de SEO do site. Uma das maiores preocupações é que os sites sejam facilmente indexados e encontrados pelas plataformas de busca. Tento duas versões de um mesmo site geralmente implica no planejamento de duas estratégias de SEO, uma para cada versão. Além da necessidade de administrar e manter dois conteúdos diferentes sempre que uma atualização for solicitada.

Outra desvantagem a ser seriamente considerada é o compartilhamento do conteúdo do site através das mídias sociais. Compartilhar através de um dispositivo móvel com alguém que esteja utilizando um navegador desktop pode direcionar o usuário para a versão móvel do site ao invés da versão completa.

Podemos concluir que a escolha entre um site responsivo ou um site móvel dedicado não é tão simples assim. O que se deve ter em mente ao se deparar com essa situação é pensar em quais funcionalidades que você espera ao acessar o site por um dispositivo móvel. Há várias questões a serem levantadas para tomar essa decisão. Entre elas:

- Se você já tem uma versão desktop pronta e funcional pode ser que o desenvolvimento de uma versão mobile dedicada seja a decisão mais acertada;
- Se sua preocupação principal é o SEO, a versão responsiva é a mais indicada;
- Se você está na fase de planejamento do site, a opção mais lógica é que sigamos a tendência dominante, ou seja, a versão responsiva, até para que no futuro não seja necessário toda uma reengenharia de projeto;
- Se você tem urgência no lançamento de um site, a criação das duas versões é consideravelmente mais rápida.

Não há regras definidas para determinar entre a escolha de um layout responsivo ou ter versões independentes para desktop e mobile. O levantamento das necessidades e recursos disponíveis é o que deve prevalecer.



Colunista

Fabio Takeuchi

Engenheiro, Técnologo em Banco de Dados e Mestre em Engenharia de Software.

Conta com mais de 20 anos em análise e desenvolvimento de software e análise estratégica em mídias sociais.



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