BigFestival eo mercado de indies games no Brasil

Os grandes eventos de games que acontecem ao redor do mundo, sempre focam em grande produtoras e títulos, deixando uma área pequena para falar ou mostrar os indies games.


Alguns jogos como CupHead ( o indie do momento), acabam saindo do anonimato... ok, mas e os outros? Quantos ideias geniais tivemos e não são conhecidas?


Isso acaba gerando uma industria com muitos jogos "parecido", aonde gráficos são mais importante que diversão... o custo de um The Last Of Us ou Assassin's Creed são enormes, mas aonde está o diferente? Aquele jogo que te marca não pela os incriveis gráficos, mas por ser divertido? Por mostrar uma visão diferente de algo... o lado artistico da coisa?


area_jogos_BigFestival


Para não apenas reponder, mas mostrar essas respostas, temos o Big Festival, o maior evento de indie games que acontece aqui no Brasil. Com uma exposição Free for Play, ele mostra jogos feitos por pequenos estudios e desenvolvedores do mundo inteiro.


O legal do Big Festival, é notar a cada ano o crescimento da industria brasileira, na primeira edições, ele ocupava um lugar tímido com um auditorio e espaço pequeno com o jogos... hoje ele ja ocupa um espaço considerável,  trazendo uma  grande variedade de estúdio brasileiros.


Os jogos vem do mundo inteiro, é muito legal ver o quanto ainda podemos explorar em jogabilidade, seja no modo clásico ou com a area de VR ( sim, indie game em realidade virtual esta bombando), temos deste de jogos conceituais que exploram a mente com puzzles, até os clássicos em 8bits reimaginados com contextos diferentes, ficamos o dia todo jogando e não conseguimos terminar todos.


jogos_bigFestivalVR_BIGFestival


Uma das novidades desse ano, foi a APEX ( Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ), trazendo empresas e Ventures Capital interessadas em conhecer desenvolvedores e estudios de games, principalmente os investidores chineses, que tem maior capital. Além de palestras mostrando o mercado e estratégia  negócios, dá pra ver que existe não apenas um incentivo, mas o Brasil está se destacando com os seus indies games... no futuro podemos torcer para que um grande estudio 100% Brasil apareça.


BigFestival acontece de 23/06 até 01/07 no Centro Cultural São Paulo ( Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade,), ao lado do metrô vergueiro.


Para mais informações acesse o site:


https://principal.bigfestival.com.br/



Colunista

Richard Brochini

Richard Brochini, trabalha a 8 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Vencedor da categoria Jogos Mobile na SBGames 2008, ganhador do prêmio Porto Seguro como melhor jogo on-line, vencedor de melhor jogo feito para Tv Digital da TOTVz, dentre outras competições. Formado em Ciência Da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi ,Certificado pela Impacta Tecnologia. Procura sempre aprender novas tecnologias, com esse diferencial, está sempre capacitado para atender os principais projetos da área. Hoje em dia está muito empolgado com a onda Smart Watch e já desenvolveu alguns protótipos.
Para entrar em contato: Richard@brochini.com



Mais artigos sobre games

ABRAWEB - Associação Brasileira de Profissionais de Internet | CNPJ 05037868/0001-80