Muito tem sido escrito e discutido sobre Big Data, e como ele está servindo de base para a inovação e crescimento.
Mas afinal, do que se trata este termo popular?
Big Data é um conjunto de inúmeros dados e informação gerados pela população.
Operadoras de telefonia, bancos, serviços de buscas online e até mesmo redes de e-commerce são apenas alguns exemplos dentre várias empresas que convivem com este volume de informação.
As empresas devem utilizar ferramentas que comportem o grande número de informações, para que sejam facilmente acessíveis e aproveitadas de alguma forma.
A grande questão é: Como as empresas estão utilizando estes dados de forma útil?
Para melhorar algum produto ou gerar estratégias de marketing que sejam benéficas, as companhias precisam pensar em fatores decisivos para o futuro.
Big Data é um termo que se popularizou recentemente na mídia. Então as empresas pensaram somente agora em fazer bom uso de seus enormes bancos de dados?
Na verdade, há muito tempo atrás alguns departamentos de TI contemplavam essas aplicações, para tratar da análise de dados e tomar decisões importantes mediante a negócios.
Não é levado em consideração somente o grande volume de dados, e sim a rapidez para acessar os mesmos e a disponibilidade.
Através das novas tecnologias que permitem o aumento de dados e informações, o Big Data se tornou muito importante.
Ele ajuda a lidar com esse “boom” de informações, estruturando o processamento de dados.
O Big Data trata de alguns pontos importantes:
Volume : Alguns fatores contribuíram para o volume de dados.
Ao longo dos anos dados vêm sendo armazenados, o que era um problema antigamente pelo acúmulo excessivo.
Porém, com os atuais custos de armazenamento decrescentes, o Big Data ajuda a determinar a relevância entre esse grande volume de dados e como criar valor a partir dessa magnitude.
Variedade : Os dados atualmente chegam através de diversos meios. Seja por bancos de dados tradicionais, arquivos de texto, e-mails e etc.
Através de estimativas, cerca de 80% dos dados de uma companhia não são numéricos. Estes dados necessitam de serem incluídos nas análises e conclusão de decisões das empresas.
Velocidade : Para dar conta do grande volume, é preciso ter um suporte para o tratamento desses dados.
Muitas vezes o tratamento deve ser em tempo real, para evitar prejuízos.
Alguns desafios a serem enfrentados pelas empresas através do uso do Big Data é a preocupação com a quantidade de dados acumulados.
Está crescendo tanto, que está ficando cada vez mais difícil de serem encontradas informações valiosas.
Algumas soluções, seriam de incorporar grandes volumes de dados na análise e determinar quais são os dados relevantes primeiramente.
É comum armazenar todos os dados, mas surgiu a possibilidade de aplicar a análise na entrada dos dados para determinar quais são de fato importantes nesses processos.
Algumas companhias estão desfrutando do Big Data através de alguns avanços tecnológicos recentes.
O armazenamento de dados barato e a capacidade de processamento de servidores, processadores mais rápidos e a alta capacidade de memória acessível, são alguns dos facilitadores na atualidade.
Portanto, o Big Data surgiu definitivamente para ajudar as empresas a controlarem o grande número de dados e informações.
Não é apenas um termo popular atualmente, é algo que define o futuro das empresas e o aproveitamento máximo de todos esses dados.
O Prof. Mauro Faccioni Filho, Dr.Eng., é colunista na ABRAWEB, e há mais de 10 anos é Coordenador dos cursos, na Unisul Virtual, de Sistemas para Internet (Graduação); Datacenter: Projeto, Operação e Serviços (Pós Graduação) e Design de Produto na Era Digital (Pós Graduação). É consultor em tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos - SISPLEX - na Unisul.