ABRAWEB

Publicidade

Mobile Threats – Isso agora é moda… CUIDADO!

O mercado de Mobile Payment irá movimentar no próximo ano 600 bilhões de Reais. Historicamente na humanidade tudo que chama atenção no mercado em si se torna alvo. Com isso novos tipos de ataques são configurados, novas fraudes, novas ferramentas no submundo são produzidas e hoje descaradamente comercializadas.

Mas vamos lá, por que falar do mercado de Mobile Payment?

Primeiro é um número expressivo, 600 bilhões de Reais, imagine isso em transação via smartphone ou celular mais simples com sistema de SMS, que podem também fazer parte dessa densa massa.

Segundo é para contextualizar o que seu celular ou tablete passará a ser. Ele passará a ser um concentrador de facilidades e de mecanismos que irão agilizar o dia a dia, desde suas compras de supermercado até o pagamento de seu Chopp com uma simples mensagem de texto ou só aproximar o seu celular em ponto de pagamento. Isso é quase um filme, que beleza é o futuro, ainda mais agora.

Mas junto com tudo isso será mais comum o seu celular ser a sua bolsa ou carteira, tudo que te interessa estará lá, até o seu "Cartão de Crédito" (Plástico vai ser coisa do passado) estará lá. E depois do guarda chuva, qual é o objeto mais esquecido?

Com isso estamos gerando um único ponto de ataque, um ataque incisivo e eficiente, hoje novas plataforma de exploit de sistemas mobile surgem aos montes, e não importa o seu tipo de celular (Android, Apple, BlackBerry, Nokia, Windows…) todos hoje têm vulnerabilidades técnicas e todos estão a mercê da engenharia social, afinal estamos nas redes e com os celulares acessando 24 horas por dia.

Ano passado mais de 80 milhões de dólares em prejuízos foram registrados com fraudes mobile.

As principais ameaças são hoje em forma de "Data Exfiltration ou Data Extrusion" (Extrusão de Dados) que nada mais é que o envio de dados de forma não autorizada. E hoje as ameaças mobile vêm em forma de game, de contatos, links, arquivos, mobile sites, apps. Com isso, novos malwares se instalam em seu celular e acredite, eles são capazes de instalar sem sua permissão ou sequer aviso programas maliciosos, esses programas são capazes de enviar os seus contatos, dados técnicos de seu celular, gravar suas conversas, gerar seu posicionamento via GPS ( recursos comum hoje nos smartphones) enviar milhões de sms sem sequer aparecer na sua caixa, e hoje em dia até seu cartão de crédito que em breve será o seu próprio celular. Alguns chegam a clonar as lojas virtuais de fornecedores e criar varias apps grátis, cópias consagradas como Angry Birds que nada mais é que um disseminador de Malwares.

Esqueça-se da imagem de que quem faz isso é adolescente esperto e mal intencionado, em nosso laboratório algumas investigações de malware mostram uma infraestrutura de C&C (Comand Center – Servidor que recebe as informações dos malwares disseminados e os armazenam e devolvem comandos para os programas maliciosos ao redor do mundo) extremamente profissional e robusta para tratar informações e depois revende-las no mercado do submundo virtual.

Como posso me proteger de tudo isso?

Antes de qualquer coisa bom senso, pois hoje a principal forma de se tornar estatística é instalar programas de fontes não confiáveis, clicar em links enviados por e-mails sem sentido como: "Veja as nossas fotos na praia", se você não foi à praia nos últimos meses como pode ter foto sua na praia, e geralmente com uma pessoa que tu não tem contato há anos, não faz sentido. Sempre proteja o seu celular com senhas, aprenda mais sobre seu equipamento, pois hoje é possível localizar o device, desliga-lo, trava-lo e até "resetar" completamente de forma remota via web.

Estamos vivendo uma conversão digital para mecanismos móveis e agora mais que nunca precisamos criar novos hábitos de proteção e tudo sempre começará com bom senso.

Opa… recebi um email com fotos minhas no Caribe, nossa preciso ver, como me fotografaram lá sem eu nunca ter ido… nossa.. vou clicar… BRINCADEIRINHAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Bom senso já é um grande começo…!!! Até a próxima!!!

Sent from my BlackBerry®




Segurança na web
Inscrição | Indique a Associação | Sobre a ABRAWEB | F.A.Q. | Contato