Orientação ao Profissional de Internet
O Código da Associação Brasileira de Webdesigners e Desenvolvedores tem por objetivo estabelecer orientações básicas para a conduta dos membros (webdesigners, webmasters) para a prática de suas atividades.
:: Ponto1
A Associação se propopõe a atender os seus membros e suas necessidades, encorajando a comunicação entre empresas, agências e universidades para contribuir para o desenvolvimento da internet e das técnicas utilizadas na web, servindo com um guia para os profissionais de webdesign e programação.
:: Ponto 2
Os membros devem se comprometer a melhorar sua competência individual e evoluir o conhecimento e a capacidade na profissão através de estudo e pesquisas contínuas e compartilhar o aprendizado de sua experiências com os colegas de trabalho.
:: Ponto 3
Os membros da ABRAWEB, devem agir forma ética e competente quando solicitado um trabalho profissional ou na busca de um emprego, conquistando assim confiança e integridade junto à todo o mercado.
:: Ponto 4
Os membros devem colaborar na proteção da propriedade intelectual alheia, contando com os próprios esforços e inovações, assegurando que todos os benefícios confiram ao criador.
:: Ponto 5
O membro deve utilizar-se de contratos por escrito para todos os tipos de relacionamento, em todas as questões, para evitar qualquer mal-entendido e para garantir um melhor serviço ao seu cliente.
:: Ponto 6
Um membro não deve prestar serviços para uma área que não possui conhecimento/experiência razoável para realizar o que as circunstâncias o pedem.
Quando isso acontecer, só deverá aceitar o trabalho se puder contar com a ajuda de uma pessoa que seja apropriadamente qualificada para o serviço.
:: Ponto 7
O membro deve estar alerta para reconhecer sua falta de competência para uma determinada tarefa e o prejuízo que ele traria ao cliente se aceitasse o serviço. Ele deve ou recusar a oferta, ou encaminhar o empregador a uma pessoa competente naquela área.
:: Ponto 8
O membro não deve expor à uma terceira parte qualquer informação confidencial ou particular que diz respeito aos negócios ou à vida pessoal de seu cliente, a menos que tal exposição seja requisitada por lei ou regulamentação.
:: Ponto 9
Os membros devem usar os logotipos, emblemas, designação e marcas registradas da Associação apenas se tiverem obtido a concessão da mesma.
:: Ponto 10
A nome da Associação Brasileira de Webdesigners e Webmasters e emblemas são exclusiva propriedade da Associação.
:: Ponto 11
Sem uma autorização específica os membros devem privar-se de usar logotipos, emblemas, designações e marcas registradas da Associação de maneira que pudesse ser interpretada como ele sendo seu representante, ou fale ou tome decisões pela mesma.
:: Ponto 12
Currículos e atestados de qualificação devem apenas ser utilizados de forma positiva, concreta e não enganosa.
:: Ponto 13
Ao contratar ou prestar serviços, o membro deve seguir práticas não discriminatórias no que diz respeito à raça, credo, sexo, nacionalidade ou outras classes protegidas legalmente.
:: Ponto 14
Os membros da ABRAWEB devem cooperar totalmente com a Associação na aplicação de suas regras e regulamentações.
:: Ponto 15
Os membros que quebram o código de conduta, e estão sujeitos a queixas sobre violações, devem ser excluídos.