ABRAWEB
Abrawebem Google+


Mais colunistas

Envie seu texto para
COLUNISTAS ABRAWEB


Publicidade

Colunistas ABRAWEB

PERIGO DAS REDES WI-FI ABERTAS

Li um artigo dias atrás falando sobre a importância do acesso à internet como fator de integração social. Concordo. Porém não consegui terminar de ler todo o texto. O autor falava que um dos meios de colaborar com o acesso à internet por outras pessoas era liberar a rede wifi, seja da sua casa ou empresa, para que outras pessoas pudessem utilizá-la livremente. Senti como se uma faca entrasse no meu peito.

Algumas semanas atrás, no meio do agito das manifestações que foram realizadas em todo o país, surgiu a mesma ideia. Para que os manifestantes pudessem ter rápido acesso às redes sociais, algumas pessoas eram convidadas a retirar as senhas de acesso à rede sem fio.

Imagino que a maioria dos usuários de notebooks, tablets e smartphones já utilizaram ou ao menos se sentiram tentados em se conectar à internet utilizando uma rede sem fio (Wi-Fi) aberta.

É indiscutível essa facilidade ao acesso, é uma grande vantagem e pode ser de extrema utilidade para a mobilidade das comunicações.

Porém, tanto para o usuário que se conecta em uma rede sem fio que desconheça a sua procedência, assim como para aquele que a disponibiliza sem as devidas proteções , isso pode se tornar uma ferramenta extremamente perigosa.

PARA OS USUÁRIOS DE REDE SEM FIO:

Uma informação muito importante que todo usuário deve ter ciência é que ao utilizar uma rede sem fio (nesse caso mesmo ela sendo protegida por senha) as informações de acesso além de algumas informações de conexões (como por exemplo, e-mails), além de todas as páginas acessadas podem ser capturadas por quem esteja distribuindo o sinal.

Assim deve-se tomar muito cuidado ao utilizar uma rede sem fio desconhecida, evitando acessar contas pessoais de e-mails, bancos, etc.

Como se proteger?

A coluna já explicou como navegar com segurança em redes sem fio: Caso necessite usar uma dessas redes é importante que você utilize aplicativos que irão lhe ajudar na segurança de sua conexão, como a VPN (Virtual Private Network). Isso vale também para as redes com senha. É válido se proteger do mesmo modo.

PARA QUEM DISPONIBILIZA UMA REDE SEM FIO ABERTA:

Caso alguém utilize a conexão para cometer um ato ilícito, como por exemplo, enviar arquivos de pornografia infantil, e a rede estiver aberta para uso sem segurança com senha, o responsável poderá ser penalizado ele não terá a capacidade de indicar o verdadeiro responsável pelos acessos indevidos.

Para uma empresa que possui uma rede sem fio aberta para comodidade dos funcionários e clientes deve lembrar que usuários externos poderão também ter acesso.

Caso o seu computador ou rede de sua empresa esteja ainda mal configurada ela poderá ser acessada, tendo o usuário de má fé acesso a arquivos e informações particulares.
Em casa a dica é exatamente a mesma.

Como se proteger?

- A principal orientação é disponibilizar uma rede sem fio sem configurar uma senha de acesso, tanto em casa, quanto nas empresas.
- Ao criar uma senha, evite usar combinações óbvias.
- Altere a senha com frequência.

Para reforçar:

1 – Acesse uma rede sem fio desconhecida (mesmo que tenha senha) somente em casos de necessidade. Se precisar usar a dica é usar uma VPN.
2- Se você tiver uma rede sem fio em casa ou na empresa não vejo motivos suficientes para deixa-la desprotegida. Mesmo que seja mais cômodo, é extremamente perigoso.








Fernando Rodrigues Peres  especialista em direito digital e crimes cibernéticos
Advogado e perito, especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos. Árbitro na Câmara Internacional de Arbitragem em Tecnologia da Informação, E-commerce e Comunicação.Membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual e também da Internet Society. Coorganizador do Projeto “Segurança na Rede”. Colunista na Gazeta do Povo e da ABRAWEB, com experiência internacional é palestrante em diversas empresas e eventos, realizando consultoria para empresas e instituições nacionais e internacionais. Professor em cursos Instituições de Pós Graduação em todo o Brasil. Contato em www.peres.adv.br



+ artigos

Fernando Rodrigues Peres



Segurança na web
Inscrição | Indique a Associação | Sobre a ABRAWEB | F.A.Q. | Contato